terça-feira, 18 de agosto de 2015

Olhai os Lírios do Campo e ressaca literária

 Érico Veríssimo é um dos meus autores nacionais favoritos. O primeiro encontro aconteceu recentemente, quando abri, de maneira completamente descompromissada, o volume de Ana Terra que ganhei da minha tia no ano passado. Foi paixão à primeira vista. Assim que devorei (rapidamente) as poucas páginas do romance, corri até a estande para começar "Um Certo Capitão Rodrigo". As expectativas foram atingidas.



  Então, mês passado, comecei "Olhai os Lírios do Campo". Por algum motivo, a leitura se arrastou. Não por falta de qualidades na obra, é importante destacar. Eu ainda estava de ressaca literária de "A Nascente", de Ayn Rand, um livro que me pegou de jeito e me deixou por algum tempo impossibilitado de ir atrás de outras leituras. O enorme volume de textos acadêmicos sobre o qual me debrucei no semestre passado devem ter sido a gota d'água para me dar uma overdose. Eu realmente estava com problemas muitos sérios para ler qualquer coisa, até mesmo uma notícia curta na internet.

  De vez em quando, é normal que hajam esses períodos em que, por mais que tentemos, não conseguimos embarcar em novos romances; os contos parecem não surtir muito efeito sobre nós; as crônicas descem quadrado e arranham a garganta. Afinal, por mais deliciosas que sejam as histórias que encontramos entre uma página e outra, a verdade é que a vida não é feita só de leituras. 

  Apenas  consumir informação, mais cedo ou mais tarde, nos esgota. Principalmente nos dias de hoje, em que somos bombardeados por estímulos, notificações e pressões para estarmos informados sobre tudo o tempo todo. Necessitamos nos expressar, exteriorizar aquilo que aprendemos com nossas andanças pelos caminhos da Literatura. Precisamos criar, não apenas receber, aceitar narrativas. Seja criando arte, praticando uma atividade física, ou simplesmente escrevendo nossas próprias histórias, vivendo a vida, interagindo com as pessoas, conhecendo locais e vivendo experiências em primeira mão. Se nos deixamos ser bombardeados por tanta informação, se nos perdemos no meio dessa cacofonia contemporânea e focamos apenas em absorver conhecimento, acabamos por nos sentir sufocados, e bate o desânimo.


  Depois de umas férias regadas à base de seriados, para realizar essa "desintoxicação literária", estou finalmente me voltando para produção, e focando em novidades para o blog, artigos acadêmicos (e a monografia, que vem vindo aí!!!) e outros projetos paralelos. Mas, nesse meio tempo, dediquei algumas horas dos meus dias para apreciar a obra de Veríssimo com a qual tinha me comprometido há algumas semanas. Cheguei ao fim ontem, e posso dizer que, apesar de tudo isso, a leitura foi revigorante, e essencial para que eu me recuperasse dessa ressaca textual.

  O exemplar de "Olhai os Lírios do Campo" que tenho aqui é velhinho e  está em um estado bem precário de conservação, então não pude grifar ou colocar post-its, com costumo fazer, para preservar o que resta da integridade do livro. Pretendo comprar uma edição nova e reler, com direito a anotações e muito marca-texto, e então virei discutir de maneira mais aprofundada sobre a história em si. Deixo aqui a dica e o convite para quem também quiser se deliciar com as obras de Veríssimo!

  

2 comentários:

  1. Só vejo elogios as obras dele só que ainda não li nada.
    Com relação a Olhai os Lírios do Campo eu fiquei intrigada, uma porque o nome é lindo e outra porque li uma resenha dele tão maravilhosa que fiquei desejando a obra. Já está na lista e espero poder ler ele em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. ainda não li nenhum dele, mas comprei alguns que vi no sebo, pois os preços tava bem convidativos... e porque há um tempo já tinha vontade de ler algo dele... se não for ainda esse ano, em 2016 não passa. hehe

    ResponderExcluir