quinta-feira, 14 de maio de 2015

As Crônicas Marcianas - Ray Bradbury


Editora Globo, 2007, 302 páginas.

  Um clássico da ficção científica, As Crônicas Marcianas é um livro delicioso de ser lido. Realmente dividida em curtas "crônicas" (porque depois de As Crônicas de Gelo e Fogo, As Crônicas de Nárnia e outros títulos semelhantes, afirmar isso faz sentido!), a obra vai cobrir o espaço de tempo em que ocorreu a colonização de Marte pelos humanos. Os primeiros capítulos são escritos na perspectiva dos marcianos, enquanto todo o resto do livro é apresentado através do olhar de nós, os terráqueos.

  As Crônicas Marcianas é um livro que alterna com êxito entre tiradas hilárias e momentos densos e reflexivos. O título é praticamente uma coletânea da crônicas sobre o planeta vermelho que Bradbury publicou originalmente em uma revista de ficção científica na década de 1940; os textos foram rearranjados e revisados, e alguns foram escritos especialmente para compor o romance publicado em 1950. Já existem várias edições nacionais e estrangeiras da obra, e em cada uma alguns dos contos que a compõe são adicionados, retirados ou substituídos, de acordo com os critérios de cada editora no momento do lançamento. Para continuar gerando o efeito de uma história futurista, algumas edições posteriores ao ano de 1997 a cronologia da história avança vários anos, para que a narrativa continue a situar-se em um tempo a frente daquele do leitor.

  Com um humor ácido e certeiro, Bradbury critica o egoísmo, o preconceito e a ganância, características essas tão comuns na população deste pequeno planeta azul chamado Terra. A narrativa tem início em 1999 e se estende até 2026 (na versão de bolso da Editora Globo, datada de 2007, que é a minha edição), e cada crônica é focada em um protagonista diferente. Algumas histórias se encontram, outras se complementam; o objetivo final do livro é contar a história de Marte, e não de um personagem ou outro especificamente. De qualquer maneira, os personagens são carismáticos e é fácil nos apegar a eles, mesmo sabendo que sua aparição durará poucas páginas e que o final que os aguarda é potencialmente trágico. As Crônicas Marcianas vale muito a leitura, assim como as outras obras do autor. Recomendo demais!


Victor Comenho

Um comentário:

  1. nunca li nada do autor mas sempre fui curiosa. Creio que As crônicas seja um bom início para conhecer a obra dele, não é??? :D

    ResponderExcluir