terça-feira, 16 de julho de 2013

O Prazer de ser Professor



Olá, hoje o post não será uma resenha, mas um texto.
Bom, você é mais um que está cursando uma licenciatura? Então, acho que irá se identificar com o texto.
Eu optei cursar licenciatura em Literatura desde começo/meio do ensino médio, mesmo com todas as críticas, mesmo com todas as piadinhas; Até mesmo porquê quando o assunto vestibular chega no terceiro ano, e os professores começam a perguntar qual curso você vai querer, as respostas, geralmente, são "cursões", como Medicina, Direito, Psicologia... e você quer licenciatura, e nem todos entendem o "porquê" de você querer ser professor. Muitos dizem: "Ah, cara, você já passa taaantos anos na escola, e quando sai, vai se  formar pra voltar pra lá?"
Outros comentários do tipo:"Ah, vai passar fome. Professor ganha pouco."
Tá, realmente, em alguns casos, professores ganham pouco.
Mas há uma coisas que dinheiro nenhum paga: O seu conhecimento sendo transmitido. Alunos aprendendo, e sendo aprovados em vestibulares, adorando a matéria, e, arrisco a dizer mais, a felicidade de um professor quando um aluno fala que vai cursar uma licenciatura da disciplina que ele dá aula.
No futuro, o professor encontra um "ex-aluno" -entre aspas, pois não existe "ex-aluno"- e ele está bem sucedido.
E, se você está pensando em cursar alguma licenciatura, mas não está com coragem pela falta de incentivo familiar -isso ocorre, muitos pais, hoje em dia, "não aceitam" que os filhos sejam professores- ou o preconceito dessas pessoas que, só por cursarem grandes cursos, acham que tem o direito de falam mas dos professores e futuros professores, não preste atenção. (Não sei como eles não param pra analisar que se hoje eles cursam esses grandes cursos, eles estudaram com professores, mas enfim...)
O prazer de ser professor, Não há dinheiro que pague. O prazer de ver crianças e adolescentes aprendendo, não há dinheiro que pague.

10 comentários:

  1. Professor é uma linda profissão,um sacerdócio,mas compensa muito,pois estamos lidando com seres humanos e vendo como eles se transformam com o conhecimento.Parabéns pela escolha,sou um pouco frustrada por não ter exercido a profissão,mas sempre apoio e dou valor para quem a escolhe.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Awn, Obrigado. Acho uma profissão linda também hihi
    beijos ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá meninos. Adorei a postagem Sou uma professora e adoro o que faço. É uma bela profissão.

    Beijos

    alolatemumblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei a postagem, tbm curso licenciatura, mas em pedagogia, e posso dizer que ouço ainda mais coisas desgaradaveis, do tipo: "Você vai estudar pra cuidar de crianças?"
    Mas essa é nossa realidade, infelizmente o professor aqui no Brasil tem que trabalhar apenas por amor. Pois não há mais nenhum outro incentivo que nos prenda a sala de aula.

    ResponderExcluir
  5. Achei o post bem bacana :D
    Ser professor é sem dúvidas a melhor profissão de todas, é lindo o trabalho desses mestres. Ela é aquela que forma seres humanos, no entanto é tao desvalorizada no nosso país, uma pena!

    No dia que valorizarmos nossos professores, seremos um país melhor :D

    Abração
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (passe lá, depois :)

    ResponderExcluir
  6. Creio que ser professor é uma das profissões mais nobres que existe, juntamente com profissionais da saúde. Não desiste mesmo, tem que se fazer o que gosta!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. "No Japão, o único profissional que não precisa se curvar diante do imperador é o professor, pois segundo os japoneses, numa terra em que não há professores, não pode haver imperadores."

    Belo texto Ítalo, e parabéns pela sua determinação em seguir um caminho que de fato, não é dos mais fáceis, mas com certeza um dos mais bonitos e gratificantes. Transmitir conhecimentos é uma grande emoção. Desejo muito sucesso em seu futuro profissional.
    Beijo
    Rose

    ResponderExcluir
  8. Gostei e apoio voce... acho que ser professor é uma profissão belíssima e depois do meu estágio eu percebi que gosto muito de ensinar e de ve-los aprender... =)
    Eu faço pedagogia...
    E é através dos mestres das salas de aula que sairam os cidadãos de amanhã...
    beeijos

    www.minhasegundaface.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. sou professora tbm, me formando em História ^^

    ResponderExcluir
  10. Concordo com tudo o que vocês disseram, menos uma coisa: Medicina, Direito e etc não são grandes cursos, grandes cursos são as licenciaturas (eu curso licenciatura em Geografia), porque são elas que fazem com que outras pessoas cheguem na Medicina, Direito, Engenharia e por aí vai. Professor só passa fome se quiser, rs. Enfim, ser professor é... não há palavras. Pena o Brasil ser um país que não valoriza os mestres.

    PS.: Quando meus professores de Geografia souberam que eu ia cursar Geografia, ficaram loucos, deve ser muito bom saber que um aluno seu vai fazer o mesmo curso que você.

    Abraço

    ResponderExcluir