sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Vencendo o passado - Zibia Gaspareto (ditado por Lucius)

                      Olá, hoje venho comentar sobre este livro tão demais, "Vencendo o passado".
                                               
  • Bom, sei que esse é um romance espírita, mas tentarei não comentar sobre religião/doutrina, pois o foco é o livro, e não quero misturar as coisas.

    O livro inicia-se com a família de Carolina (protagonista), que é uma família bem rígida.
    Carolina sente-se mal durante a missa, pois, além de tudo, ia forçada. Ela acredita em Deus, mas diferentemente dos pais. Ela é uma menina inteligente, sensacional, ousada, e, melhor, ela PENSA.
    Seu Pai, Augusto, é ciumento, rígido, quer dar a palavra final nas decisões, ou melhor, ele escolhe e toma as decisões. Sua mãe, Ernestina,  apenas obedece ao marido. E seu irmão, Adalberto, rapaz que não dá importância para as coisas, ou pessoas.
    O Avô de Carolina Morre, e ela vai cuidar da sua avó, Guilhermina, e de sua tia, Odete, que estão muito deprimidas. Elas acabam por apegar-se demais, uma a outra.
                                 
    Carolina, que era do interior, começa a estudar na cidade, e logo se vê, um pouco, com dificuldades, mas tem como amiga, Mônica -que a ajuda muito. E Mônica tem um irmão, Sérgio.
    Ele aproxima-se de Carolina, e apaixonas-se por ela; Ou melhor, são, e sempre foram apaixonados um pelo outro. (Ao se verem, já se reconhecerão... Pois eles tinham sonhos, e nesses sonhos eles se encontravam.)
    Um dos problemas é que Carolina está no seu último ano do colegial -e seu pai já definiu que ela volta para a casa, no interior...
    E ela volta. Mas nem mesmo isso é barreira para um amor que já vem de outras vidas.
    O enredo pode parecer clichê, mas acho super válido darem uma chance ao livro, pois, o livro é MARAVILHOSO.
                                         
    Alguns trechos do livro:

    "Os livros para ela representavam uma forma de fugir da vida sem graça que vivia." página 20
    "A alegria é o alimento da alma." página 121

    p.s.: Tenho muito que agradecer a uma pessoa que, além de me emprestar os livros, me dá super dicas de livros espíritas. Obrigado, Rose; Muito Obrigado mesmo.

4 comentários:

  1. Fico muito feliz por você estar gostando e é muito bom poder trocar idéias com alguém como você, sensível e inteligente.
    Beijo
    Rose

    ResponderExcluir
  2. acredita que nunca tive vontade de ler romances espíritas O.o sei lá, é pre-conceito meu, mas nunca uma sinopse me agradou... xD
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dos romances espíritas que já li os que eu achei mais maravilhosos foram Somos Todos Inocentes e Nada é Por Acaso, que também são da Zibia. A melhor parte deles é a descoberta de suas encarnações passadas, sempre muito emocionantes.

    umarcoirisdeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post ,já estou te seguindo adorei o blog!!!
    http://mundopopblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir