sábado, 7 de setembro de 2013

Ulysses


                                 
Então, este livro. O que falar dele? Pela primeira vez, vou postar uma parte da sinopse do livro e vocês terão uma noção do que  livro se trata.

Sinopse: "Um homem sai de casa pela manhã, cumpre com as tarefas do dia e, à noite, retorna ao lar. Foi em torno desse esqueleto enganosamente simples, quase banal, que James Joyce elaborou o que veio a ser o grande romance do século XX."
 

É, isso mesmo que você acabou de ler, o enredo baseia-se nisto: Um dia na vida de um cara. Um tema -quase- banal... Mas que rendeu sabe quantas páginas? Simplesmente, 1.106.
Eu tinha muita curiosidade em ler e ganhei de (Do Victor <3) presente de Aniversário. Comecei a ler no dia mesmo.
O livro já me ganhou pela introdução com bastante explicações.
O livro parece ser -e é- bastante grande, e complicado. Mas como tem logo no começo:
"Assim (e contando com a sólida introdução do professor Kiberd para contextualizações mais gerais), tentamos apresentar o Ulysses como o que ele deve sempre ser em primeiro lugar: um romance, talvez o maior romance de todos, e não um quebra-cabeça exemplar."

E uma coisa eu digo: Vocês verão um personagem, realmente, humano. Não que em outros livros não tenham humanos, mas, ao meu ver, o Joyce conseguiu descrever/fazer um personagem que assemelha-se às pessoas.
A descrição neste livro é outra coisa bem interessante, leia o trecho:
"Ele tirou o rolinho de fiodental do bolso do colete e, rompendo um pedaço, tangeu-o prontamente entre cada dois de seus dentes sujos."  página 261
 

Este livro, para mim, foi um desafio -e o venci ;)
E, é sim um livro que eu recomendo, caso goste de livros antigos, bem escrito, e "não-fácil".

                   

3 comentários:

  1. Confesso que não faz muito meu estilo de livro e por ter tantas páginas acho que não leria um livro que inicialmente não me interessa. Mas vou ficar de olho e analisar melhor.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog, estou seguindo.

    http://porentrelinhaseestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Menino, parabéns pela sua coragem! Sempre vi este livro como um desafio, não pela quantidade de páginas, (pra quem leu os três livros da saga do Senhor dos Anéis em três dias, 1106 páginas não causam medo), mas pela complexidade do texto mesmo. O pouco que sei a respeito através de criticas e sinopses, me fizeram adiar a leitura para depois. Este e Guerra e Paz, estão na minha lista de leituras para esta vida.
    abços

    ResponderExcluir