domingo, 25 de agosto de 2013

O Rei de Ferro


  "Certas pessoas sonham sempre com viagens e aventuras para se dar, aos olhos dos outros e aos seus próprios, colorido de heróis. Depois, quando estão dentro dos fatos e surge um perigo, começam a pensar: 'Que tolice me levou a fazer isso, e que necessidade tinha eu de me meter onde estou?'"
  
  Foi o trecho acima que me levou a comprar esse livro que, por sinal, revelou-se acima das minhas expectativas. Eu já esperava algo de qualidade, mas o livro se mostrou muito bom, e eu o teria lido ainda mais depressa se o tempo permitisse. Eu estava no sebo -pra variar- quando peguei o livro e fiquei carregando para cima e para baixo, decidindo se comprava ou não o exemplar. Abri-o aleatoriamente e me deparo com o trecho em questão, e foi compra certa.
  Para começar a falar de O Rei de Ferro, de Maurice Druon, tenho que dizer que é um romance muito bem fundamentado historicamente, que fala sobre o reinado de Filipe, o Belo, na França; nos deparamos com o fim da Ordem dos Templários e com os fatos que dariam início à Guerra dos Cem Anos.
  Esse livro faz parte de uma série chamada Os Reis Malditos - aliás, eu não sabia disso quando o comprei - mas o primeiro volume, este sobre o qual falo, tem início, meio e fim, e sua história é completamente independente do resto. Creio ser uma daquelas séries de livros em que cada volume pode ser lido separadamente, sem danos à compreensão; mas que quando se lê toda a obra, têm-se uma ideia completa da trama.

  
  A narrativa de Druon é sensacional, ao mesmo tempo bela e ágil. Os personagens são bem construídos e a história não "enrola", tendo apenas 280 páginas, nas quais os fatos se sucedem em um ritmo perfeito, o bastante para que a narrativa tão bem construída possa ser apreciada, mas suficientemente breve para que o leitor não se canse nem enjoe da história. Os capítulos são curtos, embora um ou outro seja mais extenso, a média é de 4 a 6 páginas.

  O autor não deixa clara em sua obra a divisão entre "bem e mal", "vilões e heróis". Até porque, por ter um alto teor histórico, tal divisão, se fosse feita, seria equivocada. Os personagens nos são apresentados como humanos, e cada capítulo, é, de certa forma, focado em determinado personagem, porém de maneira mais sutil do que é feito, por exemplo, n'As Crônicas de Fogo e Gelo, de George R. R. Martin. Em um momento, você se compadecerá de Tiago de Molay, grão-mestre dos Templários. Em outro, você sentirá nojo de Margarida de Borgonha, para mais tarde admirar sua coragem - ou não. A história segue mantendo razoável imparcialidade, nos apresentando os fatos, o que faz com que cada leitor seja cativado por personagens diferentes.

  Além de tudo, ao final do livro constam 7 páginas de notas históricas, altamente ricas em detalhes, e muito interessantes. É uma leitura que não pode faltar para os amantes do gênero, e que pode vir a cativar a simpatia dos mais diversos perfis de leitores.
 

9 comentários:

  1. Pela tuas notas acredito que o livro seja interessante mesmo. Às vezes se encontra um achados maravilhosos nesses cantinhos que ninguém quase vê, como sebos e bibliotecas. Só tirar um tempinho e ir à caça, haha. Cê escreve bem! Vim parar aqui pelo link que deixou no meu Skoob. Adorei o blog de vocês dois, beijos!

    textosemleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do enredo, conheço Druon através de O Menino do Dedo Verde, não sabia que ele escrevia "para adultos" se conseguir achar num sebo da vida comprarei.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, o livro parece ser bom!!

    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi meninos,
    Indiquei vocês em uma tag!

    Espero que gostem ;)
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2013/08/tag-11-nacionais-da-minha-estante.html

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Achei muito legal a tag, vamos respondê-la! *-* Desculpa não ter aparecido muito pelo teu blog, mas as aulas nem começaram e já to sem tempo o-o

      Obrigado pela tag, e abraços :)

      Excluir
  5. Oi, te indiquei a uma tag lá no blog:
    http://ogatofeio.blogspot.com.br/2013/08/tag-campanha-de-incentivo-leitura.html

    XOXO

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a obra, mas fiquei curiosa para lê-la. Aprecio muito livros que fazem uso de fatos históricos para montar seu enredo.
    Gostei da resenha!
    Abraço.
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. amo os livros dessa coleção. Tenho vários aqui. Se eu encontrar esse título, vou comprar. Suas indicações são ótimas :D
    bj, meninos.
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir