quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Arte de escrever


A arte de escrever, de Schopenhauer, filósofo e escritor alemão. Livro dividido em cinco partes: Sobre a erudição e os eruditos; Pensar por si mesmo; sobre a escrita e o estilo; sobre a leitura e os livros; sobre a linguagem e as palavras.
Estes ensaios são da primeira metade do século XIX, mas que podem, sim, ser associados a hoje em dia.
Schopenhauer critica o hábito de ler bastante. Sim, ele critica. Ele “diz” que quem ler muito não tem tempo –ou não consegue- pra pensamentos próprios. “Mas este é o caso de muitos eruditos: leram até ficarem burros” (página 128). “Pensamentos alheios, lidos, são como as sobras da refeição de outra pessoa, ou como as roupas deixadas por um hóspede na casa.” (página 41). E bom, não concordo com isso. Super concordo com o hábito da leitura –quanto mais se ler, melhor.
Ele faz críticas a quem escreve “de modo difícil”. Ele mostra que você pode escrever coisas bem interessantes, e sem usar uma linguagem que ninguém entenderá. “A verdade fica mais bonita nua, e a impressão que ela causa é mais profunda quanto mais simples for sua expressão.” (página 94). “Palavras ordinárias são usadas pra dizer coisas extraordinárias; mas eles fazem o contrário”. (página 90)
Outra crítica, bem explicita, é em relação aos tradutores, e as traduções.  “Quase nunca é possível traduzir de uma língua para outra qualquer frase ou expressão característica, marcante, significativa de tal maneira que ela produza exata e perfeitamente o mesmo efeito. (...) Poemas não podem ser traduzidos, mas apenas recriados poeticamente; e o resultado é sempre duvidoso.” (página 150).
E claro, o livro tem muito mais que isso, mas deixo outras coisas pra que descubram na maravilhosa leitura deste livro.


4 comentários:

  1. Sempre quis ler algo do Schopenhauer, parece ser um livro muito inteligente. E eu gostei dos trechos que postou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. E digo, este livro é muito bom, mas há certas críticas que eu não concordei -mas, minha opinião hihi
      Obrigado pela visita, e pelo comentário.

      Excluir
  2. Schopenhauer é um escritor que tenho curiosidade em ler suas obras, porém, por falta de tempo e de acesso as suas obras, só tive a oportunidade de ler "A Metafísica do Amor", que por sinal é muito interessante.
    Sua resenha é realmente instigante, já estava afim de lê-lo, mas agora estou com mais ânsia. kkk

    Sim, agradeço ao recado no Skoob, o blog de vocês é excelente. Estou seguindo.

    Até mais ver. Abraços.

    http://absortoemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu já li um livro sobre o ofício de escrever... "Oficina de Escritores", um livro muito bom. E nele era óbvio que, quanto mais se lê, mais se aprimora a escrita (o que eu concordo totalmente!). Parece-me que Schopenhauer é, na verdade, um carola da escrita, onde tudo deve ser limitado. Não se pode escrever difícil, não se tem a integridade textual ao traduzir, atenha-se às suas ideias e não às dos outros. Um cabresto estranho para um filósofo e escritor... Não sei se eu conseguiria ler um livro assim...rsrs.. talvez me irritaria com o autor.

    ResponderExcluir