sábado, 29 de junho de 2013

Após a Tempestade


    Tenho que confessar que, em meio a toda essa recente onda de thrillers que dominam os exemplares mais recentes a figurar nas prateleiras das livrarias, tenho tomado muito cuidado e venho sendo altamente crítico ao escolher um deles como leitura. Eles parecem seguir receitas já definidas, com mistérios iguais em sua essência, personagens vazios, interações, piadas e situações forçadas, sem falar nos clichês aos montes. À primeira vista, tive receio de que "Após a Tempestade", da autora Karen White, fosse mais um desses suspenses, que, quando um pouco felizes em seu objetivo, no máximo deixam o leitor ansioso para acabar logo a leitura e se dedicar a algo que valha mais seu tempo.
    Em todo o caso, o livro ainda assim me chamava atenção, então decidi colocá-lo entre os meus livros desejados do site Skoob, decidido que não gastaria dinheiro em uma compra tão incerta. Claro, se alguém resolve-se me presentear com um exemplar, ai daria uma chance - e foi como sucedeu. Após ganhar o livro do meu tio, no meu aniversário, logo iniciei sua leitura. As primeiras páginas, infelizmente, alimentaram as minhas suspeitas de que seria apenas mais um volume infeliz. O que me fez continuar fiel à história, nesse ponto, foi a narrativa, que é gostosa e simples, porém bem desenvolvida - o que contrasta radicalmente com as narrativas pobres dos thrillers aos quais me referi, fato este que manteve minha esperança.
    Não poderia eu, então, ter feito algo melhor. Apesar de certas situações iniciais na obra parecem um tanto quanto "forçação de barra", à medida que vai-se avançando pelas páginas, tudo começa a ganhar sentido. Vale ressaltar, também, que o livro não pode ser classificado como thriller, embora essa fosse minha impressão antes de lê-lo. Ele é um drama, temperado com um mistério que surpreenderá os leitores. É uma história sobre superação, renovação - sem a enjoativa fórmula dos livros de auto-ajuda.
    Os personagens são cativantes e fáceis de se apegar - ou de odiar - e são bem construídos. A começar por Julie, a protagonista, que tem uma evolução visível ao decorrer das 400 páginas nas quais sua história se desenrola; contando com Aimee, que estrela quase metade dos capítulos, contando a Julie seu passado, que segundo ela é a chave para resolver um mistério que envolve as famílias de ambas.
    Dirigindo o foco então para a trama em si, esta tem início com Julie retornando à cidade natal de sua melhor amiga, Monica Guidry, que faleceu poucos meses antes e deixou tudo que tinha para Julie: um filho de 5 anos e uma casa de praia em ruínas. Decidida a atender ao último pedido de Mônica, ela parte em uma viagem até Nova Orleans, deparando-se com uma cultura totalmente diferente, não apenas pelas diferenças históricas em relação a Nova York (onde Julie até então morava), mas também pelas catástrofes naturais que deixaram marcas profundas na cidade e em seus moradores.
    Lá chegando, ela se depara com o dilema: criar Beau, o filho de sua melhor amiga, como imaginava que ela supostamente havia desejado, ou apresentá-lo à sua família de sangue, sobre a qual nada sabia? Claro, esse não é o único problema a ocupar a mente de nossa sofrida protagonista. Enquanto isso, Julie também continua a busca por Chelsea, sua irmã mais nova que desapareceu anos atrás. É quando ocorre o encontro inesperado de Beau com Aimee, sua tia-avó, e Trey Guidry, seu tio e irmão mais velho de Mônica. A partir de então, é impossível esconder a existência de Beau de sua família verdadeira, e Julie empreende mais uma busca por respostas, em busca do motivo que levou Mônica a fugir e abandonar seus parentes de sangue, e se eles seriam perigosos para Beau.
    Um ponto que me irritou um pouco, mas que é quase irrelevante se pesar o conjunto todo, é que existem alguns erros de digitação bem gritantes em alguns momentos. Isso ao menos para mim é um pouco chato, mas não foi nem de longe o suficiente para me fazer abandonar a leitura. Outro aspecto é que o tradutor parece ter uma fixação por tornar artigos definidos e nomes próprios inseparáveis. Isso significa que você lerá muito: "a Julie", "o Beau", "a Aimee"; até mesmo quando a colocação de tal artigo for duvidosa. E, por fim, uma pequena crítica a autora. Karen White perde algum tempo explicando coisas que seriam facilmente deduzidas pelo leitor, coisas óbvias, ou então, coisas que teriam um outro gostinho se dependessem da interpretação e da subjetividade do leitor para serem assimiladas. Porém, ai já não sei se o pecado é qualidade da autora, ou da massa geral de leitores contemporâneos, que parece ter preguiça de pensar e deseja apenas histórias mastigadas.
    Mas nada disso diminui o crédito do livro, e a resolução do mistério desafiará a sua imaginação. É uma leitura leve, gostosa, que flui, e que em muitas partes te prende e não dá vontade de soltar. O livro vale, com certeza, o tempo que lhe for dedicado.


3 comentários:

  1. Oi Meninos,

    Muito legal conhecer blogs novos!! :) - E com homens no comando ainda melhor, uma vez que o cenário da blogosfera é maioritariamente feminino!! :P rs

    Já estou seguindo, pelo meu perfil pessoal! Desejo a vocês Boa Sorte nesta tarefa! E muito sucesso para ambos!

    Deixo o link do meu blog, para que possam fazer uma visitinha e quem sabe seguir:
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Linda, tudo bem ?
    Eu queria te agradecer por ter deixado o link de seu blog no meu skoob e estou passando aqui para conferir o seu cantinho. Parabens, até porque eu gostei muito do eu layout. Lindo aqui. Vou passar mais vezes para te visitar viu ?

    Olha, se vc puder, me segue e curte minha fanpage, pois lá sempre tá tendo novidade =]

    E tá rolando uma PROMOÇÃO de 7 livros em meu blog e de umas amigas...PARTICIPA, quem sabe a sortuda não é vc em ??

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2013/07/promocao-especial-mes-de-ferias.html

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee, tudo bem?
    Adorei o blog de vocês meninos, parabéns ^^
    Ainda não li esse livro, mas pretendo lê-lo em breve
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir