sábado, 11 de maio de 2013

A língua de Eulália

 Bom, venho hoje falar desta maravilhosa obra de Marcos Bagno, chamada  A Língua de Eulália.
Como dá para perceber na capa este livro é uma novela Sociolinguística, então, caso você não seja da área de Letras, não se interesse tanto, mas é uma leitura agradabilíssima.
O enredo deste livro fala sobre três universitárias -Vera, Emília e Sílvia- que viajam para casa da tia de Vera, Tia Irene, que é aposentada, mas dá aulas em sua casa.
Eulália mora na mesma casa, e tem um português-não-padrão, ou como citado no livro, PNP. Não segue as regras da Gramática normativa.
As universitárias acham engraçado a forma de Eulália falar, como se Eulália tivesse um modo de falar "errado". Mas no decorrer, Irene as ensina que Eulália não fala "errado", mas diferente, com variações.
E que errado é pensar que a mulher, com pouco estudo, fala errado.
Nesta obra, por mais característica de novela, tem MUITAS explicações sobre o porquê das variações que ocorrem na fala, explicações de como ocorrem essas variações, e cita exemplos.
Ou seja, se você é da área de Letras, interessa-se por Sociolinguística, e/ou quer um pouco mais conhecimento, é uma bonissima indicação.
Eu, simplesmente, adorei este livro.

Um comentário:

  1. Oi gente!
    Eu pelo que me lembro não cheguei a ler esse livro, mas me lembro que uma professora minha da facu (profa de didática) falava ou falou desse livro em alguma aula. Deve ser interessante um livro sobre sociolinguistica escrito de uma maneira mais simples para alcançar a todos. :)
    Itinho, seu lindo, um beijo! Victor, outro beijo! ;)

    ResponderExcluir