segunda-feira, 27 de julho de 2015

A Nascente - Uma obra prima de Ayn Rand


Uma narrativa épica sobre o triunfo e a realização de todas as potencialidades do ser humano a partir do exercício e da valorização do ego em sua plenitude. Essa é uma boa maneira de tentar resumir a obra de Ayn Rand, intitulada A Nascente. Batizada Alisa Zinov'yevna Rosenbaum, a escritora russa adotou os Estados Unidos como lar após conseguir sair da União Soviética. Filósofa, é mãe da tese do Objetivismo, que propõe enxergar a vida da maneira mais prática possível. 

Autora de grandes títulos, acadêmicos e romances, Ayn Rand concebeu A Nascente como a história de Howard Roark, um estudante de arquitetura com ideias diferentes do senso comum. Roark é prático, comprometido, objetivo e rejeita com todas as forças os adereços supérfluos em seus projetos. Mergulhando na narrativa ritmada e, em alguns pontos, frenética, acompanhamos a trajetória pessoal e profissional de Roark na sociedade americana do início do século XX, período de profundas mudanças sociais.

De Ayn Rand, ainda pela Arqueiro, você encontra: A Revolta de Atlas

Ayn Rand rejeita completamente a ideia do "altruísmo" e problematiza o conceito hoje aceito de maneira unanime do "egoísmo". O esforço pessoal e a consciência das próprias qualidades e realizações são marcas registradas de seu protagonista, que é apresentado na introdução como o seu "tipo de ser humano ideal", que compreende a vida como poucos são capazes. Apesar de se apresentar como um romance, A Nascente é uma obra carregada de conceitos filosóficos. 

O livro tira o leitor de sua zona de conforto de maneira arrebatadora, e o faz questionar os valores e ideais da sociedade atual. É uma ode ao ego, ao amor próprio e a verdadeira liberdade. É uma obra para se ler com a mente aberta, que derruba com precisão vários valores hoje tidos como inquestionáveis.



Eu comprei o meu box com os dois volumes de A Nascente em uma livraria de aeroporto por R$ 70,00; porém, é comum que você ache o mesmo box na internet por até R$ 20,00. Nas lojas físicas de um modo geral, o preço é mais salgado. 

 

2 comentários:

  1. Sensacional seu post. Sua indicação de A Nascente me colocou diante de um dos melhores livros que já li. Estou quase acabando o volume I e ansiosa pelo II.
    Uma leitura instigante que provoca, como você disse muito bem, questionamentos e reflexões o tempo todo.
    Valeu demais pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei a resenha! Fiquei bem curiosa pelo tipo diferente de romance que o livro traz. Acho interessante essa coisa de colocar conceitos filosóficos dentro de uma história...acho que assim pode chamar atenção de leigos, como eu. Curti bastante...pensando em dar uma chance. Beijos!

    ResponderExcluir