terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A Filha das Flores - Vanessa da Mata

  Comecei a ler esse livro por causa da Patrícia di Carlo, que fez uma resenha incrível lá no seu canal no YouTube. Admito que faz é tempo que eu comprei esse livro, e só peguei para ler na semana passada. Em compensação, devorei as páginas e em quatro dias tinha finalizado a leitura.
  A Filha das Flores, obra de estreia de Vanessa da Mata, conta a vida de Adalgiza, e nos leva por uma história de descobrimento e libertação.


  No primeiro capítulo somos apresentados à infância de Adalgiza, com toda a pureza e delicadeza que as crianças podem oferecer. É nesse capítulo que Vanessa da Mata constrói o universo onde a história toma lugar - a primeira vista, um cenário quase onírico. As personagens são introduzidas no devido momento, tendo como berço uma narrativa imersiva que toma conta do leitor.
  Continuamos a acompanhar Giza pela sua adolescência e o início da vida adulta. A partir daí, fio por fio, a autora começa a desfiar a tapeçaria que teceu nos primeiros capítulos. Sem medo, Vanessa da Mata vai desconstruindo tudo sobre a pequena cidade e seu exílio, a misteriosa Vila Morena.
   O início da história talvez seja um tanto vago; há peças que parecem nunca se encaixar. Mas a narrativa musical e o olhar infantil da narradora-protagonista nos conduzem sem demoras às páginas seguintes. E então, justamente quando tudo que sabíamos sobre aquele pequeno universo fictício começa a ruir, os fatos começam a fazer sentido.
 
   Giza é uma criança que mora com as tias em uma casa relativamente grande, para uma cidade de interior. A família sobrevive da venda de flores; possuem um enorme jardim que gera rosas, lírios, margaridas. Sem grandes problemas, a pequena Giza cresce dentro de um mundo pacato e rotineiro.
  Quando os hormônios e as paixões se sobrepõe à simplicidade da infância, ela começa a enxergar sua cidade de uma maneira diferente; as pessoas não são quem parecem ser, e aqueles que antes eram tão simpáticos lhe parecem um pouco diferentes, falsos... Aquela vida, então, deixa de ser suficiente para Giza. Ela quer algo mais; precisa de novas emoções. Por conta de um comentário casual de uma de suas tias, ela acaba tomando o rumo de Vila Morena, um pequeno agrupamento de casas próximo a sua cidade - que, na verdade, faz parte do município, mas é um local de exílio e esquecimento que nunca visita as bocas dos moradores. Lá, após um primeiro grande choque de realidade, Gisa desperta para novos sentimentos, novas experiências e amizades.
  Entretanto, esses novos conhecimentos não são de todo agradáveis: convivendo em dois universos extramente contrastantes, Gisa percebe que as histórias mascaradas como fatos, que cresceu ouvindo, talvez não sejam verdadeiros. Tendo que aprender seu caminho entre dois extremos, a jovem suspeita que sua cidade esconda um terrível segredo, que está ligado a sua própria vida.

5 comentários:

  1. Nunca tinha escutado falar desse livro e confesso que depois de ler o que você escreveu fiquei com certa vontade de ler a história da Adalgiza :)
    Adorei a resenha!
    Beijos.
    Se puder, dá uma olhadinha no meu blog: Blog Palavrear-se :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Wilma! Já dei uma olhada no Palavrear-se e achei bem bacana, estou seguindo!

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá, eu gosto dela como cantora e quero ler esse livro (que tem uma capa linda e um nome lindo também). Gostei da sua resenha, parece ter uma história bem interessante. Quando a gente cresce, passa a ver muita coisa com outros olhos, né?

    Participe da promoção e concorra ao livro Dhyana e o guardião do portal: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro vale muito a pena, e é sensacional em todos os sentidos. A arte da capa é realmente muito linda, é realmente uma obra cuidada em todos os sentidos.

      Obrigado pelo comentário!

      Abraços!

      Excluir
  3. Oi, Vitor, tudo bem?
    Adoro a Vanessa da Mata como cantora e quando soube do lançamento do livro fiquei com MUITA vontade de comprá-lo, mas como tenho MUITOS - realmente muitos rsrs - livros aqui para ler acabei pensando: mais pra frente eu compro. E agora que leio a sua resenha o encantamento voltou e acho que não conseguirei postergar mais a compra. A história parece ser muito doce e a protagonista Adalgiza traz um mistério que eu gostaria de desvendar lendo a obra.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir