segunda-feira, 8 de setembro de 2014

The Maze Runner

  Se tem um YA que me surpreendeu, foi The Maze Runner, de James Dashner. O final do primeiro volume da trilogia é simplesmente... Surpreendente. Mas vamos começar pelo começo!


  Nesse livro, acompanhamos Thomas, um garoto que chega em um ambiente hostil, chamado The Glade, onde os únicos habitantes são outros garotos. Sem nenhuma memória e nenhuma ideia de como chegou lá, Thomas descobre os perigos que habitam o labirinto que ronda toda clareira que acaba por ser tornar seu novo lar. Assim como os outros que chegaram antes dele, o jovem tem que se adaptar à vida nesse ambiente hostil, apenas nutrindo a esperança de um dia escapar e recuperar suas memórias. Para isso, é necessário enfrentar os monstruosos Grievers e achar a saída do labirinto. As coisas realmente pioram quando, no dia seguinte à chegada de Thomas, uma garota inconsciente é encontrada no local. Durante um lapso de consciência, suas únicas palavras são: "Tudo está para mudar".

  De início, não nos é apresentado nada de tão incrível: garotos órfãos, um protagonista sem memórias do passado e uma misteriosa e atraente garota que parece ter algum vínculo com ele. Quem está acostumado com a literatura para jovens adultos está familiarizado com esses elementos. O diferencial de The Maze Runner é que cada parte do livro consegue segurar sua atenção. 

  No início, a sede de virar as páginas se deve ao mistério: Você PRECISA entender o que está acontecendo. No meio da livro, os capítulos se tornam mais curtos, e cada página contém momentos de ação que mantém sua atenção. A história segue misturando bem esses dois elementos, até um momento em que eu parei e pensei: "Ah, já sei como vai acabar". Diminui o ritmo, continuei a ler. Os  capítulos finais, porém, mudam o rumo da história. A "zona de conforto" em que o leitor já se imaginava, crente que sabia perfeitamente qual seria o gancho para o segundo volume, se desfaz. E no epílogo... Tudo o que você estava imaginando é desconstruído, em um dos ganchos mais surpreendentes da literatura YA atual desde Em Chamas, da trilogia de Suzanne Collins. 

  Os pontos negativos? A maioria dos personagens é bem imatura, e parece não haver um aprofundamento muito grande em suas personalidades. E também: esse primeiro volume, embora capaz de te prender, tem uma carência de conteúdo; é basicamente um entretenimento por entretenimento. A minha esperança: esse foi um livro introdutório, muito bem caracterizado para chamar seu público alvo. Seus capítulos finais pareceram revelar uma trama mais madura e bem construída; afinal, agora que os mistérios começaram a ser desvendados, talvez o autor se concentre na qualidade da trama e na construção dos personagens, revelando algo parecido com o mundo que Collins criou em sua própria trilogia, mas mantendo a identidade construída em The Maze Runner.

7 comentários:

  1. UAU. deve ser um livro de tirar o fôlego. Fiquei interessada nele desde que me falaram que ele tem uma 'pegada' como os filmes Cubo, essa coisa do labirinto que vai mudando e talz...
    me instiguei pra ler hehee ^^
    bj, Victor :D
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, ele tem uma pegada de filmes nesse estilo mesmo! No começo eu gostei, porque acho muito legal, mas fiquei com medo de ser "mais do mesmo", mas acabou sendo muito bom!

      Bj, obrigado pelo comentário! ;D

      Excluir
  2. Descobri essa saga um dias desses, como meu melhor amigo comentando e me mostrando o trailer do filme. Eu acho que posso dar uma chance à Mazer Runner depois desta resenha! Um bjão!
    http://livroarbitriodotco.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, Victor.
    Ainda não puder ler essa série por motivos de falta de tempo, mas só ouso comentários positivos. Pelo descrito, me parece um livro bastante frenético. Está para sair o filme, creio que assim irá atrair um publico maior para o livro.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme! Acredito que só pelo fato de o filme estar pra lançar, muita gente já começou a ler os livros; a saga se popularizou muito rápido. Infelizmente, pelo o que eu vi do trailer, o diretor se preocupou demais em criar efeitos especiais e cenas de ação, corrompendo um pouco o que é descrito no livro. No mais, acho que ainda vou assistir e ver como está!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Nossa, faz muito tempo que estou com vontade de ler este livro. Aguçou mais a minha vontdade.
    Você escreve muito bem, parabéns. :3
    http://singeloleitor.blogspot.com.br/
    Até mais!

    ResponderExcluir