quinta-feira, 17 de julho de 2014

The Little Prince

  Quem já leu o romance mais conhecido de Antoine de Saint-Exupéry conhece seus encantos. The Little Prince é um livro que conquista jovens e adultos, e conquistou seu lugar na literatura mundial.


  Eu já havia lido "O Pequeno Príncipe" em sua edição brasileira, provavelmente mais de uma vez, embora tenha recordações razoáveis apenas da releitura mais recente. Como resolvi investir na leitura dos romances de língua inglesa em seu idioma original (em parte por causa do preço, bem mais acessível do que as edições brasileiras), adquiri uma edição da Wordsworth com algumas das mais famosas histórias infantis. Sim, eu sei que o livro em questão foi publicado pela primeira vez em francês, mas eu não domino o idioma e, mais uma vez, a questão do preço e acessibilidade me fez optar por garantir meu exemplar em inglês. E acho necessário fazer uma observação antes de prosseguir: quem acha que a literatura infantil é pobre em vocabulário, deve repensar a questão.

  The Little Prince é uma obra que certamente encanta as crianças, ainda mais por trazer ilustrações divertidas criadas pelo próprio autor do texto. Por ser curto, de leitura flúida e de fácil compreensão, além de trazer tão bem representados diversos elementos da infância (a curiosidade, a temosia, a inocência, etc), a identificação dos jovens leitores é natural. Mas ainda assim, o livro tem a capacidade de cativar, com excelência, o adulto que se aventurar em suas páginas.  Além de despertar saudades da infância, o texto conduz a críticas pesadas, trabalhadas de forma sutíl e acessível, trazendo a oportunidade do leitor mais velho se ver pelo olhar de uma criança. E como todos sabem, e creio que concordam, a sinceridade das crianças é aguçada e precisa.

  Não falamos aqui de um livro muito pretencioso, disposto a debater profundos aspectos da sociedade, ou então, conduzir a uma desconfortável autoanálise. O que constatamos, ao terminar a leitura, é uma obra delicada e que atinge o indivíduo em algum lugar muito sensível. É uma narrativa que, a medida que vai sendo construída, acalenta carinhosamente o leitor e o conduz por uma história que fica na cabeça e desperta reflexões de maneira espontânea. Não tem efeitos a curto prazo: não planeja mudar radicalmente a sua vida assim que a última linha for lida. Inclusive, desconfio dos livros que tem essa pretensão. O que acontece é que se despertam reflexões que, se a pessoa se deixou influenciar pela atmosfera da leitura, serão encaradas com toda a sagacidade da sua criança interior.

5 comentários:

  1. verdade, viu... o livro traz a tona esse tipo de reflexão...
    é um dos meus preferidos, com certeza. Queria ler em francês, mas meu francês é bem fraco... quem sabe pra treinar como vc e Ítalo tão fazendo com a língua inglesa srs ^^
    bjs, querido =)

    ResponderExcluir
  2. Nunca li O Pequeno Príncipe. Todos falam tanto dele que estou pensando em compra-lo e ler para a minha irmã mais nova... E quem sabe para mim também né!
    Não domino a língua inglesa, mas vou começar a fazer francês e então gostaria de ler algo quando já estiver com um maior domínio no idioma. Sabe onde posso encontrá-lo?
    Beijos, http://celeiro-de-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. esse livro é lindo demais, não tem como não amar. Eu também gosto de ler em inglês, porque os livros, em especial ebooks, são bem mais baratos, e ainda treino meu idioma, rs
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sobre esse livro não tenho o que comentar até parar de surtar. Que livro lindo!

    ResponderExcluir
  5. Um Livro de Leitura simples e despretensiosa, porém possui um conteúdo sábio, basta ter um pouco de sensibilidade para absorver!!!

    ResponderExcluir