domingo, 29 de junho de 2014

O Festim dos Corvos

  Após a torrente de emoções conflitantes, surpresas desagradáveis e todas as lágrimas que são provocadas por A Tormenta de Espadas, muitos fãs ficaram desapontados com o quarto livro da série. Hoje, vamos falar um pouquinho de O Festim dos Corvos.  

ESSE POST CONTÉM SPOILERS!


  A primeira consideração que devo fazer é que percebi que, mais do que um livro de transição, o quarto volume das Crônicas de Gelo e Fogo é uma obra que tem sim seu valor na história, embora de fato a trama não seja tão turbulenta como a do livro anterior. O próprio título já revela muito do teor do que leremos nas muitas páginas: as maiores batalhas já foram travadas, Porto Real considera seus maiores inimigos já mortos e pensa se encaminhar para o fim da guerra. Os assuntos políticos e religiosos ganham grande espaço nessa parte da história, pois Westeros está em frangalhos, e é preciso reerguer os Sete Reinos. Ora, os corvos são os animais que se banqueteiam dos mortos, e costumam aparecer após as batalhas. Nada mais adequado.

  Os capítulos da Brienne são, na maioria, realmente muito longos e cheios de enrolações, embora o último seja surpreendente e 1) ou será muito importante para o que vem a seguir, ou 2) será o desfecho da história da Donzela de Tarth. As passagens da Arya tem pouca ação, mas são interessantes e deixam grandes expectativas sobre essa personagem que, ao menos ao meu ver, estava decepcionando um pouco no último livro.

  As partes que mais gostei foram as de Cersei, Jaime, Sam e Sansa. Esses personagens evoluiram, amadureceram ou se modificaram fortemente ao longo dos três volumes anteriores, e nesse momento da história podem tomar decisões que surpreendem os leitores. Também é nestes capítulos que os ganchos mais incríveis para os próximos livros são criados, e te deixam se contorcendo por mais!

  Inicialmente, o quarto e o quinto livros de Crônicas de Gelo e Fogo deveriam ser um só livro, mas acabaram sendo dividido em dois. O que acontece é que, por algum motivo, nosso mestre da tortura George R. R. Martin decidiu que cada livro focaria em uma determinada região. O Festim dos Corvos se passa exclusivamente no Sul, em Bravos e na Ilhas de Ferro. Ou seja, se você está com saudade de Jon Snow, Daenerys, Bram, Rickon ou Tyrion... Terá que esperar mais um pouco. Todos esses personagens serão o foco de A Dança dos Dragões. Vale comentar que, provavelmente, os personagens que apareceram neste volume não aparecerão no próximo, ou seja, só mesmo quando for publicado o sexto volume para sabermos o que foi que aconteceu a cada um deles. E isso é muito, muito angustiante, pois o final do livro tem MUITOS plot-twists!

  Ah, claro! Como esqueci? Vale dizer que Ned Stark estava certo: O inverno chegou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário