domingo, 4 de maio de 2014

Por que ler YA's?

  Sendo bem direto, porque é um gênero literário tão digno quanto qualquer outro. Mas isso ainda não é justificativa suficiente. Mas vamos com calma: você sabe, exatamente, qual o pressuposto deste estilo? Vamos traçar um panorama geral do cenário literário aqui no Brasil? Então, vamos lá!


  Sabe-se que no Brasil, ainda lê-se muito pouco (embora se compre muitos livros). A triste realidade é que metade das pessoas que vivem enfurnadas em livrarias, principalmente o público mais jovem, gasta uma pequena fortuna em edições de luxo: capa dura, capa forrada, edição bilingue... Para, no final das contas, postar uma foto no Instagram e fazer uma resenha mentirosa em um blog e dizer que leu a obra. Os verdadeiros leitores são aqueles que, se a situação pedir, enfiam-se em sebos em busca de um exemplar, por mais velho que seja, daquele livro que procura. Não querendo desmerecer ninguém nem tornar ninguém melhor que ninguém, para quem realmente LÊ, as edições de luxo são isso: luxo. Se não forem uma opção viável, existem outras. Nada contra, eu mesmo ADORO e fico babando esses volumes lindos e, sempre que possível, desembolso um pouco mais do que deveria para comprar uma belezinha destas.
  O que acontece que, principalmente da faixa que vai dos pré-adolescentes até o os jovens adultos, a leitura tem tomado um caráter um tanto duvidoso. Parto do pressuposto que qualquer forma de leitura é melhor do que nada; mas existem casos e casos. O problema é que muitos ficam presos em um único estilo literário, e é aí que mora o perigo. Os livros conhecidos como young-adult são auto-explicativos: obras destinadas a pessoas na faixa do final da adolescência para o começo da vida adulta. O problema é que a grande maioria deles tem histórias mal elaboradas, escritas em pouquíssimo tempo, tanto que um autor chega a publicar um número assustador de livros por ano. Histórias rasas, personagens fúteis e páginas e páginas de esteriótipos sendo repetidos estupidamente. A pergunta, então é: Por que devemos ler YA's? Pois saiba, meu caro amigo, que lê-los é sim, necessário.
  Não que seja obrigatória a leitura de gênero algum. Mas para aqueles que querem tirar da leitura benefícios e lições importantes; para aqueles que querem parar para refletir, é recomendado que se leia de tudo. E isso inclui o estilo literário que aqui discutimos. Apesar de grande parte dos young-adults serem dignos de poucos méritos, existem muitos que valem a leitura. A narrativa nunca será tão elaborada quanto a de um Flaubert, nem trará reflexões tão profundas quanto um Tolkien, mas é aí que está: eles não são feitos para isso.


  A finalidade dos YA's é apanhar esse público jovem, que muitas vezes ainda não começou a se aventurar no universo da leitura, e cativá-los. É chegar no momento certo naquela fase da adolescência cheia de crises existenciais e dúvidas, medos e ansiedades, e dizer: você não é o único assim, e isso não é um bicho de sete cabeças. Seu objetivo é cativar grupos de leitores e fazê-los se sentir acolhidos nos livros. Mas, dentro dessa zona de conforto, os bons livros estimulam, mesmo que sutilmente, ou de maneira superficial, o senso crítico do leitor. E assim, aos poucos, os jovens vão avançando em leituras cada vez mais complexas e menos enfeitadas. Mas porque, afinal de contas, aqueles que já passaram dessa faixa etária devem ler tais livros?
  Ora mais, porque nós não sabemos de tudo, e nunca saberemos. E por mais velhos que sejamos, por mais cultos e bem informados, sempre haverá uma parte de nós que é insegura, sempre haverão dúvidas aparentemente bobas em nossa cabeça; sempre teremos como amadurecer em algum aspecto. Portanto, sempre haverá uma parte daquele adolescente vibrante dentro de nós, porque é justamente essa parte de nós mesmos que estimula nossos sonhos e esperanças, mesclados então com o bom-senso adquirido (ou não) com a idade. Porque nunca passa a idade de nos abrirmos para ideias novas, para enfrentarmos antigos medos que nunca sumiram e para descobrirmos que ser jovem é um estado de espírito, e não uma idade. Me desculpem os clichês, mas é verdade. E tudo isso sem contar a desconcentração, o bom-humor e os instantes de entretenimento quase ingênuo que esses livros podem nos proporcionar. 
  Vale ressaltar que ler YA's é saber o que a grande maioria dos jovens atualmente está pensando. É conhecer a juventude da época, esteja ela crítica e reflexiva ou terrivelmente alheia a quase tudo. É, além de tudo, se renovar. É exercitar seu próprio senso crítico, ser jovem de várias épocas. 
   Eu mesmo falo isso como se fosse muito velho. Mas acho que esse é um exercício que todos deveríamos fazer: exercitar nossa mente alguns anos para frente, e preservar as qualidades mais importantes da nossa juventude.

6 comentários:

  1. eu leio justamente pra descontrair de uma leitura pesada pra outra ^^
    adorei seu post, Victor
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu amei seu post, porque eu vivo pensando sobre isso. Volta e meia vejo pessoas postando fotos de livros, aparentemente dando a entender que gostam de ler, mas na verdade só está pagando de cult, ou lendo alguma modinha, porque sinceramente, nem sabe o prazer da leitura. Nada contra certos livros, mas existe uma certa supervalorização de alguns livros que não são tão bons assim. Um exemplo para mim é ACEDE, um livro que em minha opinião não trouxe nada além de algo que já é mostrado a muito tempo, sempre com o mesmo final e o mesmo clichê. Acontece que quando você varia a leitura, você se descobre, em algum gênero, em algum livro em especial. Quando você gosta de ler, você gosta de se encontrar, de conhecer, de encarar diversos tipos de livros, e em minha opinião, quem não varia, quem não busca um livro um pouco mais "pesado", nunca será realmente um leitor, talvez epenas um leitor casual. Acho que se todos procurassem evoluir na leitura, muitas ideias hoje seriam diferentes.

    O que eu mais vejo nesse gênero que você apontou, são histórias muito mal construídas, nada que vá acrescentar algo. E muitas pessoas lucram com isso, enquanto alguns autores caem no esquecimento. Sinceramente, um tanto quanto lamentável. Não quero desmerecer esse gênero, eu mesmo leio também, principalmente para descontrair um pouco, passar o tempo. Mas acredito que depois que você chega numa certa idade, tem uma certa bagagem de leitura e conhecimento, é fundamental evoluir no gosto literário. Mais leitores com senso crítica, POR FAVOR!
    Espero que entenda meu ponto de vista, abraços.

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Você falou muitas coisas das quais eu penso, porém nunca falo. Beijos,
    coemundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Victor,
    Excelente post. Eu parto da mesma opinião que você de que qualquer tipo de leitura é válida. Claro, que ler está na moda, mas eu só consigo ver isso como algo positivo. Mesmo os 'pseudo-leitores' que apenas postam fotos com seus livros, afinal, estamos em tempos de 'ostentação' e se um jovem quer 'ostentar' conhecimento, por mais que ele mesmo não o tenha adquirido, influencia aos demais. Como futura professora eu quero incentivar a leitura dos YA's, acho muito válida uma leitura que consiga criar identificação nos alunos. Na minha humilde opinião, os clássicos da literatura brasileira deveriam ser substituídos por YA's na adolescência e serem ensinados a partir da faculdade, quando o aluno já tem maior maturidade para entender obras tão complexas e datadas. Isso é o que faz com que as pessoas não queiram ler. A imposição de um determinado estilo, devia-se deixar a leitura livre, para o que cada um quisesse escolher ler. Quanto à esses 'pseudo-leitores' que não tem senso crítico, realmente é um problema, nossa sociedade no geral não tem senso crítico, então se uma criança ou um adolescente vai até uma livraria, compra um livro e sente orgulho dele a ponto de postar uma foto no instagr.am, ao invés de postar uma foto com cerveja e narguile, eu já posso ver um pouco mais de esperança para o futuro. Talvez ele não leia esse livro hoje, mas sua foto influenciará alguém a ler.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Victor.

    Adorei a sua postagem. O YA, em geral, traz uma narrativa mais leve e sem muita densidade, o que é ideal para criar novos leitores. Tendo lido uma quantidade muito grande de livros dessa época, acabei criando vontade de ler algo mais difícil e diferente, o que só mostra o quanto os clássicos precisam de um amadurecimento do leitor, o que pode ser conseguido com maestria a partir de obras desse gênero.

    Abraços,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir