sexta-feira, 4 de abril de 2014

Momento musical: Marina and the Diamonds e a saga de Electra Heart

Surgida das profundezas da música indie, a cantora britânica Marina Lambrini Diamandis (conhecida pelo seu nome artístico Marina and the Diamonds) criou muita polêmica entre seus fãs com o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, intitulado Electra Heart. Muito mais pop que qualquer produção anterior da artista, o CD aparenta ser fútil, com refrões chicletes e feito para vender; e, de fato, alcançou um sucesso muito maior que seu antecessor, The Family Jewels. Mas o verdadeiro valor do álbum encontra-se nas críticas cheias de ironia e sarcasmo que Marina domina com maestria, e que acompanham-na desde o começo de sua carreira. 
  Como há muito a ser dito, atenho-me aos vídeo-clips que foram produzidos de uma maneira cuidadosa e brilhante. Apresento-vos a saga de Electra, uma mulher que fez de tudo para alcançar o que queria, e pagou o preço por isso.


  O Início ♥

  Fear and Loathing e Radioactive são os singles que anunciam o prólogo do nascimento de Electra Heart. No primeiro vídeo, vemos Marina com seu cabelo original, moreno, cortado bem curto. A música fala sobre mudanças, sobre uma sensação de angústia que sufoca; e o desejo de se ver livre e sentir-se novamente leve. A melodia brinca muito com os contrastes, sendo em partes muito pesada, e em outras mais sútil. Canta-se sobre o desejo desesperado de se superar os medos e os erros do passado para que se possa viver a vida. É uma canção de autocomiseração, sobre o desejo da libertação.
  Radioactive dá sequencia à trama nos apresentando Marina, agora loira, fazendo as malas e partindo de carro sem rumo. Com seu inconsequente companheiro, ela parte em uma viagem sabática e esquece de levar o bom-senso na bagagem. Num ritmo cheio de energia, a cantora declara que se apaixonar é seu maior medo, e que agora seu sangue pulsa como que radioativo em suas veias. O terreno seco que era seu coração agora pulsa, berço fértil que acolhe as mais inusitadas emoções. O terreno está preparado para o nascimento de Electra Heart.

*****

  Como não quero me estender muito para não deixar o post grande demais, mas como também não quero fazer algo muito superficial, dividirei esse texto em algumas postagens. Espero que até aqui, eu tenha consegui atiçar a curiosidade e dar um gostinho do que está por vir. Quem ainda não conhece os trabalhos de Marina and the Diamonds pode aproveitar para descobri-lo; e aqueles que já são fãs podem interagir deixando suas opiniões e interpretações. No próximo post, falarei de The Archetypes e Primadonna, e já deixo os links nessa postagem, para irmos entrando no clima; pois estamos prestes a presenciar o nascimento de Electra Heart.

5 comentários:

  1. acredita que nunca ouvi Marina O.o rsrsr
    na verdade, eu tenho uma mania de só ouvir as coisas quando do nada, elas me despertam interesse. Por isso anoto as indicações mas não ouço de cara. Podem passar dez anos, e de repente: 'ah, hj vou ouivr a banda tal' rsrs algo assim...
    anotação indicada.

    bjs.
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Victor!

    Não conheço muito o trabalho da Marina, só algumas músicas mesmo, e até que gosto. Não faço ideia se as que ouço são do novo ou velho CD, mas sei que são muito boas. Saber fazer música pop e chiclete com críticas inseridas é algo muito interessante. Com certeza vou acompanhar os próximos posts.

    Beijos, tenha uma ótima semana!
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Victor. Tudo bem?

    Sou fã compulsivo da Marina, amo tudo dela sobretudo as críticas mascaradas. É uma pena que ela tenha parado, queria muito ir a um show dela.

    Abraços,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Victor,
    Alguns meses atrás ouvi algo da Marina, mas não é muito o meu tipo de música. Vi agora os clipes que você indicou e achei bem bacanas. PS: A Marina com esse cabelo eu nunca iria reconhecer kkk, tá bem diferente. Primadonna é uma das minhas favoritas <3

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Victor.
    Eu ouvi poucas músicas da Marina, mas o que ouvi, gostei bastante. Como não me aprofundei, não sei dizer o que acho melhor. Achei ela bem diva nos clipes que vi rs Ah e ela tem um coração no rosto <3

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir