terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Entrevista com Rose Elizabeth Mello

Rose Elizabeth, que é grandiosa, sem aceitar isso, ou melhor, sem se exibir. Escreve como grande escritores, sendo jovem na arte. Suas palavras são lindas, confortam e trazem ensinamentos, não como refúgio, mas como uma ferramenta para o operário. Pois o que ela escreve não nos ajuda a fugir, mas nos incentiva a lutar, a trabalhar; não ter medo da vida, mas sim, aprender e gostar de viver. Humilde, sincera, engraçada. Escritora, e como se não bastasse escrever, é graduada e pós-graduada em Designer de Interiores. Essa é a Rose Elizabeth Mello!



Entrevista com a escritora Rose Elizabeth Mello ;)


1° Quando começaram seus estudos sobre o espiritismo?

R. Foi em 1983. Perdi meu pai ainda novo, aos 52 anos, em um acidente de carro dias antes do Natal de 1982, uma época onde a dor de qualquer perda torna-se maximizada. Logo nos primeiros meses do ano seguinte, li pela primeira vez um romance espírita: “Entre o Amor e a Guerra” da fantástica Zibia Gasparetto. Após esse livro, passei a estudar a doutrina, que sigo e ainda estudo hoje. Lá se vão 31 anos de uma vida que, com esses novos conhecimentos, tornou-se muito mais leve, amorosa e feliz. Conheci o mundo espiritual através da dor, mas hoje sei como é possível conhecê-lo através do amor.

2° De que se trata o livro e qual sua inspiração?

R. O livro faz uma abordagem sobre as oportunidades que temos,  sempre, de escolher que caminhos iremos percorrer durante a vida. O que chamamos de “livre arbítrio”.  As escolhas certas abrirão novos e promissores caminhos, e as erradas podem se tornar um entrave a ser superado. Nós temos o poder da decisão.

3° Como você acha que seu livro ajudará as pessoas?
R. Através de meus livros procuro ajudar o leitor a fazer uma reflexão sobre o tema e sua influência na vida de cada um. O estudo sobre o plano espiritual, das muitas vidas que vivemos e dos mundos diversos que habitamos, me abriu um horizonte maravilhoso e foi decisivo para que eu pudesse ver sentido em coisas que antes me pareciam absurdas e inadequadas. Mas aprendi que tudo está certo, exatamente como deve ser, e quando compreendemos isso, alcançamos uma paz fundamental para seguirmos com serenidade nosso cotidiano. Quero compartilhar com os leitores esse mundo que venho descobrindo a cada dia. Ser feliz no bem, no amor, ser uma pessoa melhor e em sintonia com as melhores energias é a meta. Qualquer outro tipo de felicidade é ilusória e efêmera.

4° Quanto tempo levou para ser escrito?

R. Cinco meses e meio.

5° Qual foi a parte mais difícil, e a que você mais gostou, de escrever?

R. A mais difícil sempre é a despedida (risos). São meses convivendo diariamente com personagens que tornam-se meus amigos. Suas vidas, cada vitória ou cada derrota, são acompanhadas por mim com emoção porque eles adquirem vida própria. Alguns deixam muita saudade. Escrever tem um significado para mim que não consigo dimensionar. Sou muito feliz por ter, em meu trabalho, um dos maiores prazeres de minha vida. Por essa razão, gosto de cada momento do desenvolvimento de um projeto. Choro mesmo, dou risada, sinto uma grande responsabilidade, mas também, uma grande alegria.
 
6° Como você notou que é uma escritora? E qual a sensação de ter livros publicados?

R. Notei no exato momento em que terminei meu primeiro romance. Estava feito! E eu queria mais, me aprimorar, me dedicar, estudar e aprender a fazer cada vez melhor. Foi uma felicidade indescritível e a certeza de que era tudo o que eu queria fazer. A sensação de ver meu trabalho publicado é algo que ainda estou assimilando. Só posso dizer de imediato que estou realizando um de meus maiores sonhos e conquistando um grande objetivo. E digo sem medo de errar para todos, que não desistam de seus sonhos, que lutem e trabalhem com seriedade e dedicação para alcançá-los. É muito provável que encontrem obstáculos, talvez tenham que mudar a estratégia, recuar um pouco, ter paciência. Mas se é algo bom e que vem do fundo de suas almas, perseverem. A melhor fruta raramente está no chão, e dá trabalho pegá-la, mas o sabor no final valerá todos os esforços.

7° Por que dentre tantos assuntos, escolhestes o espiritismo para escrever sobre?

R. Aconteceu naturalmente. Aprendi muito lendo os romances espiritas e sempre tive sensações maravilhosas ao término de cada um deles. Depois, com o estudo dos livros de Allan Kardec, Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco fui me envolvendo cada vez mais. Um dia acordei, simplesmente sentei no computador e iniciei meu primeiro romance. Fazer uma obra literária de qualidade e poder, através dela, além de momentos de entretenimento, transmitir uma boa mensagem aos leitores é uma grande felicidade.

8º Como está sendo o suspense sobre a publicação do livro?
R. Existem boas editoras de livros espíritas e espiritualistas no Brasil, mas por ser  grande admiradora há muitos anos da senhora  Zibia Gasparetto, desde minha primeira produção meu maior desejo sempre foi ter minhas obras publicadas pela Editora Vida&Consciência. E hoje, fazer parte dessa equipe incrível ao lado de Marcelo Cezar, Monica de Castro, Luiz Gasparetto, Amadeu Ribeiro e tantos outros brilhantes autores é uma grande honra. A expectativa é grande, mas procuro conter a ansiedade. Até a Fernanda Montenegro, grande e maravilhosa atriz, até hoje diz que sente um friozinho no estômago antes de estréias no teatro. Imagine como me sinto! (risos)

9º Planos Futuros?
R. Sempre! Estou terminando agora em Janeiro mais um romance. Esse livro tem uma situação muito interessante e inusitada sobre sua concepção, mas que deixarei para contar mais para a frente, quando ele estiver perto de ser lançado. Estou também iniciando minha primeira adaptação de um romance meu para o teatro. A idéia seria pensar na produção da peça ainda esse ano, mas talvez tenha que esperar até 2015. Mas não me preocupo muito com isso. Vivo cada dia da melhor maneira possível e trabalho buscando o meu melhor.
Na hora certa, tudo se encaixa e flui soprando os melhores ventos.

Bom, já deu pra perceber que o que a Rose escreve é Qualidade!
Esse ano, ela lançará um livro! Aguardem!!!
Contatos:
roseelizabeth.mello@gmail.com

(só para avisar, o resultado do sorteio saiu, e está na page do facebook ;) )

33 comentários:

  1. Olá! Eu não conhecia esta autora, me interessei bastante por sua obra e entrou para minha lista de leitura :)

    Abraços...

    http://casacorvinal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fazia um bom tempo que eu não lia entrevistas em blogs literários :p Gostei de conhecer a autora, não conhecia ela nem o livro, acho que é porque não gosto muito do gênero, mas através das respostas da Rose (que ficaram muito legais) acabei tendo curiosidade para conhecer o trabalho dela. A autora foi super simpática, gostei :)

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  3. não conhecia a autora, na verdade não me atraio mto por leitura espírita, nunca tive curiosidade rsrs
    mas gostei das perguntas formuladas e as respostas dela são bem profundas. ^^
    bjs, mocinhos <3
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Não conhecia a autora e adorei conhecê-la. Apesar de não me interessar muito por leituras espiritas.
    Ela foi tão simpática na entrevista *-*
    Também adorei as perguntas ♥
    beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quero agradecer ao Incriativos, Italo e Victor, pela atenção na divulgação do meu trabalho.
    Quero agradecer também a vocês, Ana Carolina, Maria Valéria, Caíque e Victor por suas palavras carinhosas e que são um grande incentivo para mim.
    Um grande abraço e felicidades para todos nós :)

    ResponderExcluir
  6. Iniciei-me na leitura primeiramente com gibis da Turma da Mônica, depois com os livros espíritas do meu já falecido avô. Lendo aqueles livros descobri mais sobre a doutrina e de algum modo o mundo ao meu redor fez sentido. Confesso que recentemente não estou lendo muito livros espíritas, mas assim que der quero retomar meu ritmo anterior.

    umarcoirisdeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielle tudo bem? Que legal, eu também adorava os gibis da Turma da Mônica; não gostava muito dos da Disney, só da Madame Mim e a Maga Patalógica...ah, e o Prof. Pardal também era divertido :)
      Quando a gente começa a entender os mecanismos de nossas vidas, realmente percebemos como as coisas fazem muito mais sentido do que imaginávamos.
      Ficarei feliz se eu puder contribuir para que você retome seu ritmo de leitura ;)
      Abraço e dias gostosos para você.

      Excluir
  7. Excelente entrevista! Não conhecia a autora e agora estou encantada por ela! Parabéns pela iniciativa! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luara, obrigada por suas palavras, me deixam muito feliz de verdade ;)
      Abraço e um dia bem gostoso para você.

      Excluir
  8. Não conhecia essa autora, geralmente não leio livros com espiritismo, mas essa autora é realmente muito simpática , vou tentar dar uma chance a livros assim por ela ser fofa rsrs
    simmmmmm!
    Um beijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm, obrigada pela chance e pelo fofa rsrs Adorei!
      Sabe, achei seu nome lindo, forte, ele me passou uma sensação super legal.
      Espero que você goste do livro e descubra um novo prazer com a literatura espirita.
      Tenha uma linda semana.
      Abraços

      Excluir
  9. Olá meninos! ;)
    Adorei a entrevista, poxa .. Rose parece ser uma fofa!
    Queria eu escrever um livro em 5 meses, tô mais pra 5 anos =/ eu empaquei e tô num bloqueio total. kkkk
    Gosto de leituras espíritas até porque é a doutrina que eu sigo. *-*'
    Faz um bom tempo que não leio nada do gênero, preciso retomar os hábitos.
    Adorei a proposta do livro. Torcendo de coração para que a autora consiga ter seus livros publicados pela Editora Vida&Consciência <3

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem?
      O Amor Venceu, primeiro livro de Zibia Gasparetto, foi escrito em 5 anos, e é uma obra linda.
      Você, que segue a doutrina, sabe que tudo acontece na hora certa :) Não fique chateada por esse "bloqueio total"; ele faz parte não só do processo da escrita, como na maioria dos projetos criativos. Até como designer, muitas vezes eu tinha que criar um projeto, e ficava parada na frente da prancheta, e aquela folha branca alvíssima ficava me encarando e desafiando...muitas vezes ela ganhou e permaneceu branca por algum tempo, até eu parar de brigar rs
      Aí eu relaxava, e quando menos esperava, todas as idéias surgiam :)
      O que serve para um, não necessáriamente será bom para outro, e você encontrará seu próprio meio de libertar suas idéias desse bloqueio, tenho certeza de que vai conseguir :)
      Grande abraço, não desista e tenha dias bem gostosos.
      Muita paz e Luz!

      Excluir
  10. Oi (: é minha primeira vez no seu blog, vim aqui por uma recado do skoob! adoro conhecer novos blogs e estou amando o seu :3 Ainda não conhecia a autora, mas gosto bastante do espiritismo, acho tudo muito interessante uma pena ter lido tão pouco sobre o assunto, mas não é tarde, certo? (: pretendo sim ler um livro da rose depois dessa entrevista, gostei bastante!

    Estou seguindo :3 se quiser seguir e comentar no meu ficarei muito feliz!
    Fallen In Me
    -Cami

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lazy, obrigada por suas palavras e seja bem-vinda!
      Desejo que meu livro seja uma motivação para que você queira conhecer mais desse universo incrível da literatura espírita.
      Existem autores maravilhosos e uma grande diversidade de títulos, cada um nos trazendo enredos interessantes e que também, nos fazem refletir sobre como a vida é bacana.
      Um grande abraço e tudo de bom para você :)

      Excluir
  11. Oiee meninos, visitando e seguindo =)
    Então essa é a primeira vez que leio a respeito da Elizabeth e seu trabalho, confesso que não é o meu gênero favorito, mas que já li alguns livros, e que se for com base e bem escrito leio sim.
    Sucesso para ela!

    Feliz 2014 e Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Silvana, tudo bem?
      Agradeço seus votos de sucesso e espero que goste do livro :)
      Feliz 2014 para você também.
      Grande abraço

      Excluir
  12. Olá!
    Adorei o blog,
    Muito boa a entrevista, e realmente muito grandiosa essa escritora. Nunca tinha ouvido falar mas vou procurar!
    Adoro livros espiritas, e adoro a ideologia também!
    Parabéns pelo blog,

    www.mypublicbookshelf.blog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia, agradeço seu interesse e suas palavras. Obrigada mesmo.
      Essa é minha estréia em editora tradicional, estou muito feliz e espero corresponder à expectativa dos leitores.
      Um grande abraço e uma ótima semana para você :)

      Excluir
  13. Gostei do post! Ótima entrevista!! Não conhecia a autora, mas fiquei curiosa pra ler seus livros..

    Estou começando com meu blog, se vc puder fazer uma visita e seguir, se gostar..
    Amei seu blog, e já estou seguindo :D

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Espero que você goste do livro.
      Abraço e uma ótima semana para você :)

      Excluir
  14. Gostaria de informar a todos que vou colocar ainda hoje os endereços dos blogs mencionados nos comentários, em minha página do Facebook.

    Quando eu tiver a confirmação da data do lançamento do livro, será divulgada aqui e na minha página do Facebook, além de mais informações no site da editora.

    ResponderExcluir
  15. Ótima entrevista!
    Não conhecia a autora, mas me encantei!
    Gosto muito de romances espíritas e adoro os livros da Zibia Gasparetto, citada na entrevista.
    Com certeza lerei o livro da Rose. =)
    Beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, boa tarde.
      Muito obrigada por seu comentário e apoio :)
      Vou incluir agora o endereço de seu blog nas indicações de minha página do Facebook.
      Um grande abraço e muitas felicidades.
      Paz e Luz!

      Excluir
  16. Parabéns pala entrevista. Infelizmente esse é um tema que não gosto de ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, tudo bem?
      nem todos precisam gostar das mesmas coisas não é mesmo? :)
      Mas de qualquer maneira, agradeço sua participação nos comentários.
      Abraço e felicidades.

      Excluir
  17. olha, acho esse assunto muito interessante, deu pra dar uma abrangida geral bem legal! gostei!

    seguindo aqui, retribui?
    http://camiilacortez.blogspot.com.br/

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, obrigada por sua participação. Espero que leia e goste do livro.
      Abraço e tudo de bom para você.

      Excluir
  18. Achei super interessante a entrevista, de fato, não conhecia a escritora. Não leio muito livros espiritas, mas respeito muito quem escreve e quem lê. Parabéns pela entrevista, pelas perguntas bem formuladas!
    Bjs
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariana,
      obrigada por sua participação. O mundo com certeza ainda será muito melhor quando mais pessoas se posicionarem como você, discordando com respeito não é? ;)
      Abraço e felicidades

      Excluir
  19. Não li nada da escritora, e nem curto muito o gênero do qual ela optou por se dedicar. mas adorei conhece-la melhor.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      é um prazer conhecê-la também. Hoje não vai ser possível, mas amanhã visitarei seu blog e se estiver tudo bem para você, vou divulgá-lo em minha página no Facebook ok.
      Abraço e tudo de bom para você.

      Excluir
  20. indiquei o blog numa tag :D
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/01/desafio-de-ferias.html

    ResponderExcluir