quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Clarice Lispector


  Muito já foi dito sobre Clarice Lispector - e infelizmente muito disso foi dito sem que se tenha lido suas obras. O que se pode afirmar é que ainda hoje Clarice encanta gerações de leitores, e parece alcançar seu maior sucesso entre os mias jovens. O post de hoje revela as primeiras impressões que tive sobre ela, e as conclusões a que cheguei sobre sua bibliografia.

  Há tempos que leio clássicos, mas vim ler meu primeiro livro de Lispector apenas esse ano; isso se deve ao fato de serem livros muito finos e extremamente caros, portanto meu bolso adiou a leitura. Mas, procurando ser bem sintético, digo que gosto muito do que já li. Esse ano tive o prazer de percorrer as páginas de A Hora da Estrela, A Bela e a Fera e Clarice na cabeceira: jornalismo. Para os que não conhecem, os livros tratam, respectivamente, de: um romance; uma coletânea de contos; uma coletânea de crônicas, reportagens e entrevistas publicados por Clarice na época em que trabalhou como jornalista para diversos jornais e revistas.

  Me espantei ao constatar que o material que mais me encantou foi o que achei entre as páginas deste terceiro livro. Embora tenha ficado mais conhecida como ficcionista do que como jornalista, o trabalho que Clarice exerceu na mídia de sua época é digno de nota. Suas colunas são marcadas por traços só seus, que garantem um estilo único e reconhecimento imediato de sua autoria.


  No mais, não posso dizer muito que já não se saiba: seus textos (todos eles sem exceção) transbordam de subjetividade, do estilo único, fortemente sentimental, que Clarice Lispector domina com maestria. Algumas ressalvas, entretanto, devem ser feitas. Como a própria autora não revisava seus textos, e proibia seus editores de revisarem exceto a pontuação, algo na qualidade de sua obra sofreu com isso. Há, sem dúvida, uma certa prepotência na figura de Lispector. Definitivamente, já li muitas obras melhores, mas Clarice Lispector me cativa por sua subjetividade; me identifico com muitos de seus textos. E muito do que ela escreveu é, em algum momento, metalinguagem, na medida que muitos de seus textos falam sobre o ato de escrever, sobre a vida de quem escreve... E como escrevo desde que me entendo por gente, não poderia ficar indiferente diante disso.

  Os livros de Clarice Lispector não são de difícil leitura; seu linguajar é simples, o número de páginas é reduzido. Creio que por isso ela tanto encante os jovens que agora se aventuram a ler livros mais "complicados", que iniciam seu trajeto rumo aos clássicos da literatura brasileira. Isso, e também por que seus textos refletem a inquietação, bem como emoções fortes invariavelmente presentes no espírito adolescente. O máximo de estranhamento que se pode ter no começo é devido a uma sintaxe um tanto bagunçada, mas que é a marca de seu estilo. Fora isso, seus livros podem ser apreciados em uma tarde, sem pressa, acompanhando o ritmo bucólico de sua narrativa.


15 comentários:

  1. sou apaixonada por Lispector,mesmo tendo lido tão pouco dela... os preços dos livros é que me espantam, mas vou tentar ler em biblioteca, sempre tem títulos dela por la ^^
    bjs, meninos

    ResponderExcluir
  2. Li meu primeiro livro da Clarice terça-feira (no último dia de 2013!), foi A hora da estrela. A escrita dela é muito peculiar, e no começo, é de se estranhar, né! Mas depois acostuma, e toda a subjetividade me levou a sonhar alto, a filosofar alto também, e a querer ter um pouquinho de Clarice pra mim.

    Beijos, Lu!
    http://gimmeflowers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Hahahaa Eu ri do "meu bolso adiou a leitura" Sei bem como é isso. :P
    Uau! Eu não sabia praticamente nada, legal! Nossa, jamais imaginava que a escrita dela fosse mais simples! Agora eu realmente fiquei curioso. Pena que as coisas são caras. Vou dar uma olhada nuns sebos, vai que tem uma preciosidade dela perdia por lá. :B
    Abraços,
    http://leiturasdoedu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Clarice é um mito! Uma diva da literatura...!
    Gosto de seu modo de escrever... E realmente não é de difícil entendimento!
    Parabéns pelo blog e pelo post!

    Bjos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá meninos!

    Clarice teve um buum nas redes sociais ultimamente e muitos escritos foram atribuídos à ela.. tanto que é difícil saber quais frases de fato, são de sua autoria. kkk Eu confesso que comecei a ler A Hora da Estrela, mas como já disse aqui tenho uma dificuldade em gostar desse tipo de nacional. A escrita 'clássica' brasileira não consegue me cativar, sou muito fã da poesia portuguesa e sinto muita diferença ao ler Clarice. Simplesmente não me agrada =/ queria poder gostar... kkk

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Legal o post, sinceramente não gosto de livros clássicos, mas nunca li nada da Lispector, mas depois de ler o seu texto confesso que animaria ler algum livro dela, ainda mais quando foi dito que a linguagem da narrativa é simples e tal, achei bacana isso.. Fora que e legal conhecer um pouco mais a autora..

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esse seu post sobre a Clarisse. Realmente, muita gente critica ela e tal e as vezes nunca nem apreciou alguma obra. Eu particularmente ainda não tive chance de ler nenhum livro dela, porém espero que esse ano seja diferente, haha.
    Sobre o seu comentário lá no meu blog, sim.. leiaaaa Rick Riordan, aposto que irá gostar e quando ler me conta viu?
    Beijos, Amanda.
    http://registrosporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Adorei o post sobre Clarice Lispector, sempre vi frases e textos dela soltos pelo facebook e passei a me encantar pela maneira como ela escrevia, mas até então, nunca tinha lido nada dela. Até que ano passado teve um Circuito Literário aqui na minha cidade, e vi vários livros dela(por 25 reais) e escolhi Perto do Coração Selvagem pra levar, ainda não o li, mas pretendo fazê-lo ainda esse ano!
    Ah, obrigada pelo seu comentário no meu blog, e sobre você não ter gostado de "A culpa é das estrelas", eu entendo, muitas pessoas também não gostaram, pelo fato de colocarem muita mídia em cima desse livro, ao ponto de virar "modinha", mas eu gostei, não chorei "rios de lágrimas" como algumas pessoas dizem ter chorado, mas eu gostei bastante! E leia "As vantagens de ser invisível"(e veja o filme, se ainda não viu), eu adorei esse livro, porém algumas pessoas o acharam massante a leitura. E "Anna e o beijo francês" é um livro muito fofo, fiquei apaixonada rs.

    Obrigada pela visita no meu blog.

    Beijos,
    http://envoltaempalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    te indiquei para um desafio literário. Verifique:
    »Desafio de férias

    ResponderExcluir
  10. Morro de vontade de ler alguma coisa da Clarice, que dizer, além das frases de efeito que o povo posta no Facebook, é claro. É tão mais fácil quando o autor descomplica e cria um livro com linguagem fácil.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada dela e não tenho vontade de ler. Não me mate hehehehe. Outro dia falei isso em um blog e a pessoa quase infartou. Não sei porque, mas não tenho vontade de ler os livros dela, acho que é porque prefiro mais os livros de ficção.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Já li alguns poemas dela, mas uma obra completa não.
    Tenho vontade de ler "A Hora da Estrela", vi alguns trechos nas provas do ano passado do Enem, gostei, parece ser bem reflexivo...
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nenhum livro da Clarice Lispector, mas todos falam muito bem dela, ouço falarem em qualquer lugar que tenha livros como assunto. Então pretendo ler A Hora da Estrela esse ano, para iniciar a leitura dos livros dessa ilustre autora.

    Anderson Inácio
    bondiler.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, meninos!
    Sinceramente, nunca li uma obra da Clarice. O que vejo muito são suas frases sendo utilizadas soltas na internet, mas a parte ruim disso é que não tem como saber o contexto do todo, não tem como saber o que ela realmente quis dizer com aquilo. Quero muito ler A Hora da Estrela, que é o mais comentado por aí, só que o preço é realmente bem salgadinho. Também me interessei por esse lado jornalístico dela, já que faço Publicidade e Propaganda e é meio relacionado.
    Parabéns pelo blog, gostei muito.

    Beijos
    Rayssa

    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. A única obra que li de Clarice foi A hora da estrela e gostei muito! Justamente pela escrita sentimental, pois eu lia e aquilo parecia poesia. Me encantei bastante com o romance...é daqueles livros, na minha humilde opinião, que devem ser sentidos e não entendidos. Pretendo ler mais da autora.
    Parabéns pelo texto, escreve muito bem!
    Beijo.

    ResponderExcluir