domingo, 26 de janeiro de 2014

Autores que nunca lemos: Amadeu Ribeiro e Paulo Coelho

  Bom, eu e o Victor, conversando sobre o blog, e tudo o mais, pensamos n'uma coisa:
  Selecionaremos cada mês, ou um autor, ou estilo, ou gênero, ou título, enfim, algo assim, que não lemos ainda. E faremos um post aqui.
Esse mês, por conta de nossas leituras -ótimas, diga-se de passagem- falaremos sobre dois autores.
Eu, Italo, nunca tinha lido livros espíritas do Amadeu Ribeiro;
  E o Victor nunca tinha lido Paulo Coelho (depois de eu muuuito insistir com amor e carinho, ele leu, rs, e adorou <3)



  Bem; Agora as impressões sobre os dois livros:



  A visita da verdade - Valéria, moça ambiciosa, apesar de sua origem humilde, procura decidida e loucamente um marido que tire-a daquele "fim de mundo".

  Ela sempre mostrou-se querer ser "melhor que todo mundo".
  Numa festa de sua cidade, ela encontrou Felipe, e "o seduz", ele fica doido de amores e volta para buscá-la. (Claro, ele é muito rico.)
  Casaram-se, e tiveram 4 filhos. Sua sogra reclamava muito, pois, na sociedade em que ela frequentava agora, não é comum ter muitos livros.
  Com o passar dos anos, Valéria piora sua ambição. Ela alegra-se com o falecimento do sogro, porque ele deixa tudo para Felipe.
  Ícaro, seu filho mais velho, desde cedo, mostra-se uma pessoa caridosa. Seus irmãos  Sidnei e Kennedy são os mais mimados.
  Valéria pensa que manda nos seus filhos e na vida deles; por conta disso ocorrem muitos problemas.
  E, tem a fofa Tereza, que é uma empregada/governanta muito atenciosa, carinhosa e uma pessoa cheia de paz/luz.
  Tereza, com toda paciência, mostrará para Valéria que ninguém manda na vida de ninguém. Que ambição, muitas vezes, corrói a pessoa.
  Bom, achei um livro muito bom. Tem temas polêmicos dentro desse livro como: Homossexualidade, Casamento por dinheiro, relacionamento de pessoas mais velhas com pessoas mais novas.
Tudo isso bem escrito, super recomendo ;)


  Bom, o autor que resolvi ler pela primeira vez para esse post foi Paulo Coelho. Apesar de tantas críticas e das opiniões divergentes que já ouvi sobre ele, resolvi dar um chance aos seus livros, porque, além de tudo, o Italo fala muito bem deles e resolvi experimentar.
  Resolvi conhecer a literatura desse autor por "O Demônio e a Srta. Prim", e eu não posso negar que, como muitos dizem, o estilo das estórias de Paulo Coelho realmente lembram as do escritor americano Richard Bach; entretanto, elas conservam um toque e um estilo únicos do autor, sendo impossível, na minha opinião, confundir a autoria de um de seus livros.
  O livro é cheio de reflexões, porém não se limita a quotes que podem ser facilmente reproduzidas num tweet (as vezes parece que muitos escritores produziram suas obras pensando em frases marcantes de até 140 caracteres). A verdade é que após a leitura, você não apreende instantaneamente tudo que o autor quis passar. É necessária uma reflexão posterior para se assimilar tudo que foi passado. Não digo com isso que é um livro de difícil leitura, pois está muito longe disso; o que quero dizer é que não é como certos livros que se encerram na última página. Uma boa obra é aquela que vai além do epílogo, e que permanece viva na mente do leitor. E Paulo Coelho com certeza consegue produzir obras com essa qualidade.
  Embora eu não concorde completamente com todas as """"""lições"""""" que permeiam o livro, é sempre instrutivo ler coisas com as quais não concordamos ou não entendemos, pois sair da zona de conforto, às vezes, e pensar em assuntos talvez até mesmo desagradáveis é essencial para manter a mente aberta e desenvolver o senso crítico, ao mesmo tempo.
  O suspense psicológico é a atmosfera que permeia "O Demônio e a Srta. Prim", aguçando a curiosidade do leitor e fazendo com que virar cada página seja uma experiência deliciosa. O autor me cativou, tenho que confidenciar isso, e logo lerei outros de seus livros. Indico a leitura, pois é rápida, interessante e relevante. Paulo Coelho me fez rever conceitos e reafirmar alguns outros. Dê uma chance você também ;)

9 comentários:

  1. eu nunca li romance espírita e fiquei curiosa com esse que a personagem tem meu nome, mas pelo que vi, não tenho mais nada em comum com ela além do nome rsrs

    Paulo coelho eu não curto, e já li alguns livros dele, mas achei uma leitura insatisfatória, sei lá... leitura regular, mediana, sem me encantar...

    bjs, meninos :D
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também nunca li Paulo Coelho, mas tenho vontade, principalmente esse livro que você citou "O Demônio e a Srta. Prim". Gostei bastante da postagem, é muito legal descobrirmos novas narrativas de autores que nunca tínhamos lido antes.
    Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca li nenhum livro do Amadeu Ribeiro, mas vou procurar ler alguma coisa dele para conhecer sua obra.
    Já de Paulo Coelho, li vários, e sou suspeita para falar, porque sou fã!
    Mas "O Demônio e Srta. Prim" ainda não li.
    Gostei bastante do post.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. O primeiro livro e o autor Amadeu Ribeiro não conhecia, mas o Paulo Coelho já ouvi sim falar, e tenho curiosidade para ler algo do mesmo.
    Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amadeu RIbeiro eu nunca li, mas Paulo Coelho eu gosto bastante. Meu favorito é "Na Margem do Rio Piedra ..." *-*' Adorei a ideia da coluna de vocês se desafiarem a ler algo novo, gostei muito mesmo! kkk
    Adorei o trecho do Italo dizendo que alguns autores parecem formular frases pensando em tweets. kkkk É pura verdade meninos!

    Parabéns pela ideia! Ansiosa pelos próximos livros que vocês vão ler *-*'

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Não gosto de livros espíritas, na verdade, odeio. Não acredito em espíritos, e nem em deus, então acabo ficando irritada com livros assim, já nem chego mais perto. Cheguei a começar uma vez, mas não passei da página 50. Tenho um amigo que é doido pelos livros do Paulo Coelho.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, meninos!
    Nunca li livros espíritas, mas também não tive curiosidade para ler.
    Paulo Coelho é outro escritor que nunca li, mas diferente de livros espíritas, ele eu tenho vontade de ler. Não é uma prioridade no momento, mas um dia quero ler.
    Sobre frases de impacto, é bem isso mesmo. Pega Clarice Lispector, quantas frases dela vemos por aí, muitas vezes sendo usada fora do contexto para o qual ela escreveu?

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá. Não conhecia o autor Amadeu Ribeiro. Sobre o Paulo Coelho, ainda não li nenhum livro dele mas tenho curiosidade; acho que o bacana é você não ler já com uma opinião formada ou com muitas expectativas, mas estar aberto para o que o livro trouxer para você.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Já li alguns livros do Paulo Coelho, mas um que não me canso é Onze Minutos.
    Pra mim é um dos melhores dele.
    O outro autor eu não conhecia, mas gostei da sinopse e principalmente da capa.
    Obrigada pela visita, estou seguindo o blog. :)
    Resenha #130 - Irmandade da Adaga Negra - Guia Oficial da Série - J.R. Ward.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir