sábado, 11 de abril de 2015

Tudo a seu tempo, Elisa Masselli

Olá, leitores! Hoje venho comentar sobre: Tudo a seu tempo, de Elisa Masselli.
É um romance espírita, certo?

Bom, o livro começa com Waldir, apaixonando-se por Deise; Waldir é bem rico, com uma mãe -Carolina- muito ligada a títulos e coisas materiais, tem uma irmã -fútil como a mãe-, e seu pai -um bom homem; Waldir, não conta a Deise que é rico -pois, seu último relacionamento acabara, porque ele deu um flagrante em sua ex com outro e sabia que ela estava com ele somente pelo dinheiro e posição social. Felizmente, Deise não é assim, é pobre e muito trabalhadora. Ajuda sua mãe. Além disso, Waldir tem um grande amigo que se chama Marcelo -que, infelizmente, ele nota ser fútil também.

Carolina, esposa de Mário -pai de Waldir-, já começa a mover seus pauzinhos para separar os dois, e, ela, sem medir esforços -e sempre tem em mente que, por possuir dinheiro pode comprar qualquer coisa ou qualquer pessoa- faz uma grande coisa que prejudica muitas pessoas e com isso consegue acabar o relacionamento entre Deise e Waldir.

Há um enorme segredo envolvendo a vida de Carolina e de seus dois filhos, e também há um segredo que envolve seu marido, Mário.

O espiritismo, nesta obra, foi bem abordado. Gostei da forma como os personagens utilizavam o momento oportuno para falar sobre a doutrina, mas sem ser "aquela pregação da palavra"; Também gostei da forma, apesar de meio crítica, retratar alguns personagens que se dizem espíritas ou, somente, cristãos, mas na primeira dificuldade começam a questionar-se se Deus existe, e, óbvio, depois os personagens arrependem-se deste tipo de pensamento.

Os personagens são bem reais. Alguns pobres, outros ricos, cada um vivendo no seu mundo, mas havendo um entrelaçamento entre os dois, pois sabemos que há isso, principalmente, na literatura. Além de tudo isso, gostei da forma como os personagens, apesar de suas crenças, respeitavam a alheia -quando estava para começar um conflito, eles paravam.

Bom, eu recomendo a leitura da Obra!
E tenho que agradecer a minha sogra pelos diversos livros espíritas que ela me deu <3


sexta-feira, 3 de abril de 2015

Aves sem ninho

Olá, hoje venho comentar sobre a minha primeira leitura do mês de Abril, o livro Aves sem ninho -adorei este título-, de Célia Xavier Camargo <3
É um romance espírita!

O conde de M. viajava muito por conta das Cruzadas -e negócios; Um belo dia, em seu reino, a Rainha, no castelo, recebe um presente bem inesperado: Há uma criança, abandonada, em sua porta e ela -por não ter filhos- adota esta criança! O Rei, de início, adorou a novidade, mas parou, pensou e, infelizmente, começou a desconfiar da fidelidade da esposa.
Um tempo depois ela engravida do Rei e isso traz muita alegria a ele.
O filho adotivo tem o nome de Pierre e o filho "de sangue" do rei é chamado de Lucas.
Com o passar dos anos, Pierre e Lucas cresceram. Começaram os interesses pelas garotas.
Um dia, enquanto passeavam, viram uma cena triste: Uma linda menina de cócoras e a mãe dela com um chicote na mão querendo açoitá-la. Essa garota é Marianne.
A mãe de Marianne era uma bêbada muito ruim.
Os dois notaram a beleza de Marianne e com o tempo começaram as discussões, de palavras aos xingamentos foi rápido, e dos xingamentos aos socos foi mais rápido ainda.
Numa dessas brigas, os dois feriram-se.
O rei, que já não tinha um grande carisma por Pierre o expulsa do Reino.
Pierre vai. A Condessa, que o amava demais, manda uma ótima quantia em ouro e joias para o filho; era o que ela poderia fazer, e o filho sabia disso.

Pierre sai em busca de seu rumo, mas em um -triste- dia, os rumores do "viajante que andava com ouro e joias" já existia; ele foi roubado e um dos ladrões deu-lhe um golpe na cabeça com uma pedra.

Pierre a beira da morte foi encontrado por Joachim, um velhinho judeu que muito lhe ajudou e cuidou.

E paro por aqui para não dar spoilers sobre o livro, rsrs.
O livro é muito bom; Leiam. Sério.

Cheio de "ações e reações", com 380 página;
ADOREI este livro. (confesso que li bem devagar pra economizar o enredo, rsrs.)