sábado, 31 de agosto de 2013

Isabel Allende - Amor



  Bom, hoje venho falar de Isabel Allende, ou melhor, da impressão que tive em relação ao primeiro livro que li dela.

  O livro é "Amor" é uma compilação de trechos de vários livros de Isabel Allende em um livro.
  Não são trechos tipo "uma frase", são algumas páginas; E, confesso, quero ler tudo dessa autora. Pelo que li -um pouco de cada livro neste livro- seus livros parecem ser muito bons.
  Bem, o livro é dividido em diversos capítulos sendo algum deles:
  O ciúme, A paixão, O primeiro Amor, Magia do amor, Amor durável, etc.
  E de acordo com o título de cada capítulo são colocados trechos de seus livros. (Exemplo: Em "Amor durável", trechos sobre amores que são duráveis em suas obras)
  Posso dizer uma coisa: Achei SENSACIONAL!
  A Isabel Allende põem um pouco de erotismo em sua obra, pelo que percebi; Mas ela o faz de uma maneira tão delicada, muitas vezes, de maneiras necessárias.
  O livro é lindo desde a capa, até tudo. A diagramação, os detalhes de cada capítulo. Enfim, um livro 5 estrelas.
  Alguns trechinhos que estão presente no livro "Amor":

  
"No começo, tocavam-se inseguros, com timidez, embora tivesse crescido se explorando e não existisse um só canto de suas almas fechado para o outro." Página 69
"(...) Tropeçando, caindo, levantando de novo, entre brigas e reconciliações, mas sem nos trairmos jamais. A soma dos dias, das tristezas e alegrias compartilhadas já eram nosso destino." Página 238



Olhem que fofura o início de cada capítulo:


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

~Mais livros na estante #4 e Tags!

Olá, estamos aqui, mais uma vez, respondendo duas tags :3

A primeira é "Tag: Campanha de Incentivo à Leitura", e fomos indicados pela Kathleen do blog Gato feio




 Bom, como, no Incriativos somos em dois, será indicado dois livros hihi                      Victor                                              Italo

                   

A outra tag foi indicação do Adriano do blog Geracao leitura



Regras:

  • Usar o selo da tag no seu post; 
  • Linkar quem te indicou; 
  • Responder às perguntas através de imagens, tentando não repetir as respostas; 
  • Indicar no mínimo 3 novos blogs para respondê-la e avisá-los.

    1- Indique três livros de autores nacionais que você tenha lido, gostado e estejam na sua estante.


    2- Um ou três livros nacionais que estejam na sua estante, mas que você ainda não leu.
     




    3- Um ou três livros nacionais que você não tenha na sua estante e que gostaria de ter.


Bom, vamos indicar 7 blog para que façam uma tag ou outra, ou as duas, caso preferirem. E, os blogs, convidados a responder a(s) Tag(s) são:
Amostra de livros
Texto sem leitor
Tedio social
Solsticio e equinocio
balanço nas estrelas
escolhendo livros
Coffee Drop


************


A segunda parte do post é sobre os livrinhos novos que compramos! *-* (Para variar, nos sebos kkk)


• Leituras dos Meios de Comunicação - José Manuel Moran
• Um Cântico para Leibowitz - Walter M. Miller Jr.
• Os Amantes - Morris West
• Os Magos - Lev Grossman (ganhei do Italo <3)
• The Buenos Aires Affair - Manuel Puig
• Moll Flanders - Daniel Defoe
• Leitura na escola primária: Guia para normalistas e professores - Juracy Silveira
• Viagens na minha terra - Almeida Garret
• Guia Prático de Ortografia - Ernani & Nicola
• A didática da reforma: Um método ativo para a escola de hoje - Louis Legrand
• Literatura 2009 Fuvest/Unicamp - Célia A. N. Passoni
                                                                         




domingo, 25 de agosto de 2013

O Rei de Ferro


  "Certas pessoas sonham sempre com viagens e aventuras para se dar, aos olhos dos outros e aos seus próprios, colorido de heróis. Depois, quando estão dentro dos fatos e surge um perigo, começam a pensar: 'Que tolice me levou a fazer isso, e que necessidade tinha eu de me meter onde estou?'"
  
  Foi o trecho acima que me levou a comprar esse livro que, por sinal, revelou-se acima das minhas expectativas. Eu já esperava algo de qualidade, mas o livro se mostrou muito bom, e eu o teria lido ainda mais depressa se o tempo permitisse. Eu estava no sebo -pra variar- quando peguei o livro e fiquei carregando para cima e para baixo, decidindo se comprava ou não o exemplar. Abri-o aleatoriamente e me deparo com o trecho em questão, e foi compra certa.
  Para começar a falar de O Rei de Ferro, de Maurice Druon, tenho que dizer que é um romance muito bem fundamentado historicamente, que fala sobre o reinado de Filipe, o Belo, na França; nos deparamos com o fim da Ordem dos Templários e com os fatos que dariam início à Guerra dos Cem Anos.
  Esse livro faz parte de uma série chamada Os Reis Malditos - aliás, eu não sabia disso quando o comprei - mas o primeiro volume, este sobre o qual falo, tem início, meio e fim, e sua história é completamente independente do resto. Creio ser uma daquelas séries de livros em que cada volume pode ser lido separadamente, sem danos à compreensão; mas que quando se lê toda a obra, têm-se uma ideia completa da trama.

  
  A narrativa de Druon é sensacional, ao mesmo tempo bela e ágil. Os personagens são bem construídos e a história não "enrola", tendo apenas 280 páginas, nas quais os fatos se sucedem em um ritmo perfeito, o bastante para que a narrativa tão bem construída possa ser apreciada, mas suficientemente breve para que o leitor não se canse nem enjoe da história. Os capítulos são curtos, embora um ou outro seja mais extenso, a média é de 4 a 6 páginas.

  O autor não deixa clara em sua obra a divisão entre "bem e mal", "vilões e heróis". Até porque, por ter um alto teor histórico, tal divisão, se fosse feita, seria equivocada. Os personagens nos são apresentados como humanos, e cada capítulo, é, de certa forma, focado em determinado personagem, porém de maneira mais sutil do que é feito, por exemplo, n'As Crônicas de Fogo e Gelo, de George R. R. Martin. Em um momento, você se compadecerá de Tiago de Molay, grão-mestre dos Templários. Em outro, você sentirá nojo de Margarida de Borgonha, para mais tarde admirar sua coragem - ou não. A história segue mantendo razoável imparcialidade, nos apresentando os fatos, o que faz com que cada leitor seja cativado por personagens diferentes.

  Além de tudo, ao final do livro constam 7 páginas de notas históricas, altamente ricas em detalhes, e muito interessantes. É uma leitura que não pode faltar para os amantes do gênero, e que pode vir a cativar a simpatia dos mais diversos perfis de leitores.
 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Amor de perdição


  Hoje venho comentar sobre um clássico -da literatura Portuguesa-, e que, por sinal, é bom demais: "Amor de perdição" de Camilo Castelo Branco.
  É uma releitura minha, o li no ensino médio, e agora na faculdade por causa de uma disciplina.
  Este livro tem como enredo o romance -ou tentativa de um- entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque.
  Por que tentativa? Simão e Teresa não podem ter um romance pelo fato de que suas famílias não se gostam; Mesmo com tudo, Teresa ama desesperadamente Simão, e Simão a ama, e muito também.
Simão acadêmico, Teresa com seus 15 anos.
  Eles começam a conhecer-se, e manter contato, através das janelas de suas casas.
  Tadeu de Albuquerque, pai de Teresa, ao saber do romance da filha com Simão, "dá-la duas opções":   Casar-se com o primo, Baltasar; ela negando-se a casar, foi obrigada a ir para um convento.
  Tentam separá-los, eles continuam a se falar através de cartas. O final é trágico.

  Se ainda não o leu, e deparar-se com palavras complicadas e uma "sintaxe diferente" é porque o livro -ao menos a versão que li- está -e é- em Português de Portugal.
  Mas não vi -ou melhor, não li- complicações por causa disso.
  O livro é muito bom.


domingo, 18 de agosto de 2013

Terras Metálicas

Sinopse: A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar… Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos… Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos… Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo. (via Skoob)


   Bom, esta é a proposta do livro. Ele é um Infanto-juvenil.
  Raquel é a personagem central, tem 12 anos, sonha em ser uma Túnel - nome usado para designar indivíduos que tem a capacidade de mover objetos com a mente. Tal habilidade pode ser conquistada através de um chip instalado na medula (?) do indivíduo, e que pode te garantir uma das quatro habilidades: Túneis, Sibérios (que podem esfriar ou resfriar as coisas), Antenas (que podem ler a mente das pessoas), e Bios (que controlam o corpo). Após o implante, o chip pode, ainda, não provocar nenhuma alteração, e a pessoa se torna, então, um Exilado (aqueles sem nenhuma habilidade). 
  Ela é uma personagem que, como tantos protagonistas, pode acabar caindo no desagrado dos leitores, e tem diversos amigos: Tales, Camila, Giovani, enfim.


  É um livro que com mais de 600 páginas, e, é um infanto-juvenil de aventura. Os capítulos são grandes, com uma média de 20 páginas, e durante o início do livro, poucas coisas realmente relevantes são apresentadas.
  A leitura, para ambos, não foi tão prazerosa, mas, um dos motivos, é que não gostamos, ou melhor, não temos hábito de ler infanto-juvenis.
Enfatizei esta palavra, “infanto-juvenil”, pois, caso não goste do estilo, não arrisco-me a recomendar este livro, que também possui alguns erros – de pontuação, e afins. 
  Um ponto positivo é que, tanto o tamanho da fonte e o espaçamento são bons, e nada tem-se a reclamar quanto à diagramação do livro.

  Então, o que digo, e repito, se curte, de verdade, um livro infanto-juvenil, arrisque-se, se quiser; pois, desculpem-nos a sinceridade, mas não iremos –à troco de livros, nem de coisas do tipo- recomendar um livro que não nos interessou, ou pior,  um livro que a leitura não nos agradou.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

~Mais livros na estante! #3


  Olá! Mais uma vez, o post de hoje é curtinho, mas não se preocupem que já temos muita coisa preparada para os próximos ;) Bom, essa semana eu e o Italo fomos, de novo, ao sebo, e saímos de lá com algumas belezinhas prontas pra serem devoradas e enfeitarem nossas estantes. Conta na lista também dois livros que achei aqui em casa e dei de presente pro Italo, e um que ele me deu hihi


  - A Hora das Bruxas (volume I) - Anne Rice
  - O Jornalista Brasileiro - Adísia Sá
  - Jornalismo Cultural - Daniel Piza
  - O Vício da Paixão - Erica Jong
  - Os Predadores - Harold Robbins
  - Cerimônia Moral/Vinganças Mortal (vira-vira) - Norah Roberts
  - Razão e Sentimento - Jane Austen
  - Dois Destinos - Margaret Moore
  - Ulysses - James Joyce
  - Formação continuada de professores
  - Os subterrâneos do Vaticano - André Gide
  - O Imprecador - René-Victor Pilhes
  - Estudos de Gramática




domingo, 11 de agosto de 2013

Minhas impressões sobre... "E o vento levou - Margaret Mitchell"


Olá, venho comentar sobre um livro MUITO BOM: "E o vento levou", de Margaret Mitchell.O Livro é grande, tem pouco mais que mil páginas (dividido em dois volumes, a edição que tenho), mas, contudo, é uma leitura rápida e prazerosa. Scarlett O'Hara é a personagem principal, é uma mulher de "Gênio forte", comportamento não adequado pra época em que vivia, dificilmente deixava-se abater e, digamos que, basicamente, uma única coisa deu-lhe medo... leiam e descubram.
Scarlett era apaixonada por Ashley, e tem uma relação de "amor e ódio" com Rhett; Mas ocorre que Ashley casa-se com uma mulher, Melanie, e Rhett afirma ser homem "pra-não-casar", contudo, o enredo mostra diversas coisas em relação às paixões; Torna-se muito conturbado, e bem cheio de reviravoltas.
Além disso, tem-se um plano de fundo, uma guerra - pra quem gosta de história, é uma dica.
Outro ponto do livro é quando ele comenta sobre escravidão... Acho bonito o jeito como a Scarlett trata os negros. Ela afirma, em certa parte do livro, que eles são de mais confiança que muitos brancos.
E, além de os defender sempre, ela dá o devido valor ao negro que é escravo, o "avaliando" não pela sua cor de pele, ou classe social, mas pela pessoa que ele, o negro, é.
E, outro ponto em que percebo uma parte -mais uma parte linda- bem escrita, é que, com os diversos acontecimentos, Scarlett torna-se mais responsável, mais madura, claro que, sem "perder" seu comportamento forte, seu jeito.
Bom, não falei demais pra não dar spoiler; O livro é super legal de se ler, não tem um vocabulário mais complexo, nem tem partes "densas" demais.
Eu o li -os dois volumes- em, mais ou menos, uma semana.
Só digo: Leiam este livro, é MUITO bom!


                                                         Obrigado, e até mais ;)

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Rose Elizabeth Mello e suas Obras.

Rose Elizabeth Mello em seu local de trabalho,
segurando seus dois livros já publicados
Olá, venho hoje no post comentar um pouco sobre a escritora (e Designer de Interiores) -fantástica, diga-se de passagem- Rose Elizabeth Mello, autora de "Amor das minhas vidas", publicou também um conto e uma crônica no Livro "Elas escrevem" publicado pela editora Andross, sendo estas "Corrosão", e "Enfim os quarenta".


Bom, comentando um pouco sobre estas obras:
Amor das minhas vidas
: Um belo romance; conta a história de Rosana, que em várias e várias mudanças em sua vida encontra o amor de suas vidas; e acaba, depois de muita decepção, em descobrir o verdadeiro valor do amor, e percebe que amor é diferente do que ela dizia ser amor. Além de comentar um pouco sobre a doutrina espírita, mas essa parte é super bem feita, e uma pessoa de qualquer religião/doutrinha  pode lê-lo, pois ela, de forma sensacional, escreve sem "obrigar-te" à ir para aquela doutrina, pois como ela mesmo imaginava, pessoas de diversas crenças interessar-se-iam pela sua obra.


Agora, sobre o Conto e a crônica, publicadas no livro "Elas escrevem", editora Andross.


Corrosão: Rose usou de uma personagem para comentar sobre algo que muito aflige e ataca as pessoas... A corrosão, mas a corrosão da alma; Aquela destruição que a própria pessoa causa em si mesma, sem, muitas vezes, perceber.

Enfim os quarenta: Uma crônica divertidíssima sobre uma mulher na fase dos quarenta; O que ela pensa? O que ela quer? Como ela se ver?; e diante disso, a sinceridade, ingênua, de uma criança.
Eu não fiz uma "resenha", como mesmo disse, apenas comentei sobre as obras, pois acho que todos devem lê-la.


Bom, Rose estará, no máximo, no início do ano que vem, lançando um novo livro; e Claro, nós do Incriativos iremos resenhá-lo. E, aviso: Rose Elizabeth Mello é a mais nova autora parceira do blog.
E, digo mais: Se não conhecem a obra desta mulher, o que estão fazendo que ainda não procuraram? É simplesmente sensacional.
E-mail de contato da escritora: roseelizabeth.mello@gmail.com
Page dela no facebook: Rose Elizabeth Mello


Obrigado, e até mais! ;)

terça-feira, 6 de agosto de 2013

~Mais livros na estante! #2 e TAG


  Hoje era pra sair resenha, mas acabou que chegaram livrinhos novos e nos indicaram uma tag, então o post acabou saindo de última hora. Primeiro, quero agradecer a minha tia Ana, que deu livros teóricos pro Italo e romances pra mim <3
  Então, os livros que a minha tia deu para nós totalizam 15 novas belezinhas nas nossas estantes!


  - Teóricos:

     Filosofia da Educação - Maria Lúcia de Arruda Aranha
     Didática Especial - Neyde Carneiro de Britto / Valdelice L. Bastos Manatta
     Divulgando Piaget: exemplos e ilustrações sobre a epistemologia genética - Solange Cescon Garakis
     Psicologia Evolutiva: psicologia da adolescência - Merval Rosa
     Educar Sem Culpa: A Gênese da Ética - Tania Zagury
     Sociologia da Educação - Ivor Morrish
     Introdução à Psicologia - Lannoy Dorin


  - Romances e outros:
    
     A Bagaceira - José Américo de Almeida
     Single & Single - John Le Carré
     O Tempo é uma Ilusão - Chris Griscom
     As Colinas da Ira - Leon Uris
     Marcas do Destino e da Revolução de 1964 - Artur Freitas Torres de Melo
     Monsenhor Quixote  - Graham Greene
     Destinos Cruzados - Warren Adler
     Triste Fim de Policarmo Quaresma

*********************

     TAG - Meus 10 livros favoritos

Olá, fomos indicados pela Márcia, do blog Cantinho Literal
Obrigado, Márcia.



Regras:
Citar o nome dos 10* livros que mais gostou
Indicar 10 blogs para fazer o mesmo
Avisar os indicados
Citar a pessoa que o indicou

Bom, primeiro avisar que, são dez livros, mas são 5 meus e 5 do Victor -não estamos enrolando é? haha-

Livros Favoritos - Victor




Livros Favoritos - Italo













     • Blogs indicados: 
    Sem querer me intrometer
    Psicose da leitura
   Marca Provisória
   Balanço nas estrelas
   Leitura em Foco
   Geração Leitura
   Coffee Drop
   Coração de Tinta
   Livro em Movimento
   Mente Hipercriativa